O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de abr. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

Segunda-feira 6 abril 2009
Curtos

Quando o dinheiro não é lá essas coisas em matéria de disponibilidade, o tempo também encolhe. Por isso, na quinta-feira sai de Munique e cheguei a Viena, onde fiquei até sábado pela manhã viajando para Praga, de onde fui para Berlim. Todos sabem que ninguém conhece Viena em dois dias e Praga idem. A gente apenas passa por elas em busca de imagens guardadas e até mesmo sonhadas. Por isso mesmo, a idealização é quase sempre maior do que a realidade destes cenários. Aliás, justiça seja feita, enfermeiros, médicos e até mesmo a tresloucada direção deste nosocômio sem fronteiras no qual quem entra não sai (parece até baile de gafieira) já me haviam alertado.

Assim, chovendo no molhado, o que é atração turística destas cidades é do conhecimento geral, tanto por viajantes que por elas andaram e tiveram tempo e espaço para relatar, como para os editores dos cadernos de turismo do seu jornal preferido. Os sites na internet não me deixam mentir.

Do que vi levo uma certeza: nunca o mundo ocidental foi tão igual. A globalização está nas ruas, dentro das casas, lojas, bares, restaurantes, passeios e sei lá eu mais o que... Quem fala inglês se faz entender. Às vezes demora um pouco, mas tudo se resolve.

Mesmice constatada: na porta do elevador do hotel em Viena há o seguinte aviso: Hotel ViennArt, Achtung taschendiebe ou Be aware of pickpockets, ou seja no português nosso de cada dia, Cuidado com os batedores de carteira.

Em Praga a mesma coisa. Aliás, a chegada em Praga lembra um pouco a chegada no Rio de Janeiro nos aeroportos. Identificado o turista as corridas de táxi propostas inflacionam na hora. O negócio é fincar o pé. A moeda oficial é a Koroa, mas o preço se ajusta com pagamento em euro.

Como este espaço é notoriamente controlado por psico-dirigentes, elimino o ofídio e exibo o cajado que usei, ou seja, no popular, mato a cobra e mostro o pau ao fazer um registro inusitado em Viena: no hotel me deram um cartão ilustrado com papagaios e tucanos onde se lê o seguinte: Churrascaria, the Brazilian restaurant in the heart of Viena. Duvida? O endereço deles é

www.churrascaria.at