O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de abr. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

Domingo, 26 de abril. Quase um mês atrás me encontro hoje com a nossa Fontana Azzurra pelos corredores do Sanatório da Notícia. Afinal é domingo e isso aqui é um noso/manicômio. O tempo anda para lá e para cá na mesma justa medida. Tanto é que, a viagem que vamos fazer agora com o Behrensdorf foi baixada um dia antes que se completasse mais um aniversário da Redentora que eclodiu no dia 1° de abril de 64, mas ninguém era bobo assim para não dizer que foi no dia 31 de março. Viajemos logo com ele, como se fosse agora.


SEGUNDA-FEIRA, 30 DE MARÇO 2009

TRENTO COM CHUVA


Para dar uma fugidinha de Roma buscando um encontro com as raizes alemãs, após cinco horas de Eurostar nada como um bom descanso aos pés dos Alpes em Trento, norte da Itália, uma cidade simpática até mesmo com chuva. Por aqui, a praça é praça, restaurante não tem turistas e não se corre o risco de ser fotografado. Enfim, uma cidade tranquila.

Confesso que pouco sei sobre a cidade, além do grande concílio que se realizou aqui e que Mussolini começou sua vida de jornalista também nesta pacata cidade. Assim, aqui vai uma meia-sola histórica.


O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, é considerado um dos três concílios "fundadores" da Igreja Católica. Foi convocado pelo Papa Paulo III “para assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica”.


A época, a Igreja Católica enfrentava na Europa a Reforma Protestante, e por isso ficou conhecido como Concílio da Contra-Reforma e foi o mais longo conclilio da história da Igreja estruturando suas baterias em oposição ao protestantismo.


Emitiu numerosos decretos disciplinares e especificou claramente as doutrinas católicas quanto à salvação, os sacramentos e o cânone bíblico, em oposição ao protestantismo. Unificou o ritual da missa (Missa Tridentina) abolindo as variações locais. Regulou as obrigações dos bispos. Confirmou a presença de Cristo na Eucaristia. Foram criados seminários como centros de formação sacerdotal e reconheceu-se a superioridade do papa sobre a assembléia conciliar.

E mostrando que não estavam para brincadeiras os partcipantes do Concilio instituiram o Índice de Livros Proibidos (o "Index Librorum Prohibitorum") e reorganizaram a Inquisição. E de lá pra cá, todos sabemos o trajeto até os dias atuais.


Carlos Eduardo Behrensdorf

De Roma


RODAPÉ - Tem mais. Viaje de volta lá para cima que já tem outra postagem esperando por você.