O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

27 de abr. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

Sexta-feira 10 abril 2009
Fumando

Aqui pela Europa me chama a atenção o número de fumantes. Na Itália é gritante o número de adolescentes, meninas e meninos fumando como quem masca chicletes.
Nos países do Leste europeu os vendedores de cigarro adotam táticas para não perder espaços com as campanhas antitabagistas. Leio que o aumento dos impostos nem sempre resulta em cigarros mais caros. A guerra está declarada e a fumaceira é total.

Na Estônia e na Eslováquia, onde mais de 90% do preço dos cigarros é em razão dos impostos, um maço de Marlboro custa entre US$ 2,22 e US$ 2,72, respectivamente. São preços relativamente baratos.

Em alguns países, as empresas do setor tabagista optam por reduzir lucros para garantir que as pessoas continuem fumando. Isto funciona: na Estônia metade da população fuma, e na Eslováquia, 42%. O lado negro do fumo tem A Força...

Em Berlim, onde se bebe cerveja como se respira, há fumantes em bares e restaurantes. Volta e meia sente-se o aroma de um bom charuto, hábito que por aqui não caiu de moda. Vendem bem os que são importados da Republica Dominicana.

Folga
Aproveitando o feriado da Semana Santa, dona Maria de Lourdes Behrensdorf e esta voz que fala, fomos de carona com Madalena e Zé Emídio, ambos oficiais de chancelaria em missão na Embaixada do Brasil em Berlim, Kühlungsborn, uma cidadezinha a 250 km de Berlim às margens do Báltico para descansar, ou seja, sem relógio no pulso, sem internet com o firme propósito de não fazer nada.

Conseguimos!
A cidade tem restaurantes, mercados, comércio, calçadas e pavimentação de ruas sem possibilidade de tropeço. Há também um trenzinho a vapor que trafega pelo centro da cidade e imediações. Os sul-americanos usam roupas de inverno e os alemães bebem cerveja ao sol e ressonam como lagartos em beira de estrada.

Por aqui só há movimento de abril até o início de setembro. Depois, só mais vento, mais frio e neve. Hoje, aproveitando o sol, fomos olhar o Mar Báltico. Como estamos próximos da Dinamarca e da Noruega, mesmo com o sol brilhante eu vesti meias de lã, camiseta interna da Hering, daquelas de mangas compridas, camisa de lã e minha jaqueta de inverno, pesada e com capuz. À noite dorme-se com os aquecedores ligados. É a primavera!

Carlos Eduardo Behrensdorf
De Roma
RODAPÉ - Segue o barco.