O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

24 de set. de 2009

L'Osservattore Pianíssimo

PASQUINO
De Roma - Carlos Eduardo Behrensdorf

A mais famosa estátua “falante” de Roma está na Piazza di Pasquino, ao lado da Embaixada do Brasil, fundos, na Via Santa Maria dell’Anima, na esquina onde funciona o consulado brasileiro. A “falante” é o Pasquino. Embaixada, consulado e o Pasquino são vizinhos.
A escultura é um fragmento de um antigo grupo de estátuas gregas. Ela representava Menelau carregando o corpo de Patrocolo e foi descoberta em 1501, quase por acaso. Mas esta é outra conversa.
Voltando à vaca fria, haviam outras “estátuas falantes” em Roma: Marforio, Madama Lucrezia, l'abate Luigi, il Facchino e il Babuino. Sobre a origem do nome Pasquino há diversas versões: tanto poderia ser um taberneiro, um barbeiro, um professor ou um sapateiro, todos eles chamados Pasquino. Provavelmente, por acaso as estátuas começaram a ser utilizadas para mostrar sátiras anônimas.

Com o tempo, as esculturas passaram a “receber” sátiras políticas, na maioria das vezes endereçadas ao Papa ou aos personagens importantes da época. Os passantes liam as mensagens coladas no Pasquino.
A leitura tornou-se um hábito romano, assimilado por viajantes e, nos tempos atuais, por turistas. O Pasquino é tão ou mais fotografado do que muita escultura espalhada pelo centro histórico de Roma.

O Pasquino quase foi destruido nos pontificados de Adriano VI, Sisto V e Clemente VIII. Mas, graças a Deus, escapou e continua dando os vários recados, uns anônimos, outros com pseudônimos ou siglas de grupos políticos que se identificam.


Os alvos são os mesmos: papas, governantes, politicos e figurantes da vida italiana.Hoje, quarta-feira 23 de setembro, passei por lá e, com surpresa, vi pendurada no pescoço do Pasquino uma figura conhecida de todos nós e presente em muitas manchetes da atualidade brasileira.


Confiando na equipe de webdesign deste vulnerável Sanatório ai vão as fotos, um primor de composição, perspectiva, atualidade e cores desta humilde voz que vos fala.
Fui...

RODAPÉ - Pois não é que nossa Fontanna Azzurra deu de cara com a cara de Zé Sarney em Roma?!? Fora daí, Behrensdorf. Te escapa que ele tá pegando...