O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de set. de 2009

Bola Genérica

A Síndrome do Centenário
Moisés Pereira

O futebol, que começou no século 19, no Brasil já tem quase uma dezena de clubes centenários. É óbvio que seus dirigentes se programem para comemorar os 100 anos com uma campanha vitoriosa e isso inclui um título importante.

Este é o ano do Centenário do Inter. Nenhum clube nesse país investiu tanto nos últimos anos objetivando o seu crescimento. Nos últimos anos o Colorado cresceu significativamente como clube, no patrimônio, associados, mais de 100 mil, e também no futebol, onde conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de clubes em 2006.

O grande sonho transformou-se na grande meta, a conquista do Campeonato Brasileiro que há 30 anos está longe do Beira-Rio.

No futebol nem sempre o planejamento e os objetivos são alcançados e, talvez por isso seja tão empolgante. Não há a relação direta entre investimento e conquista, os resultados dependem de tantas circunstâncias que ainda não foi desvendada a fórmula infalível para chegar as vitórias.

Com o Inter não foi diferente. Embora ainda com chances de ser campeão brasileiro, hoje as possibilidades diminuiram. No início do ano era tido como o melhor time do Brasil com contratações milionárias (D'Alessandro, Kleber, Sorondo, Guinhazu) dizia-se que seria campeão de tudo, era apenas uma questão de tempo.

O certo é que essas estrelas nunca formaram um conjunto harmônico e confiável e após uma campanha empolgante no Campeonato Gaúcho, quando revelava Taison como o grande atacante do país, as coisas mudaram.

Na Copa do Brasil os craques amarelaram e o Corinthians de Mano Menezes matou o sonho vermelho. Arrancou com toda a força no Campeonato Nacional mas, à medida que a carruagem foi andando passou a gerar desconfianças. Com a janela de agosto novos nomes apareceram no Beira-Rio assim como os negócios falaram mais alto eNilmar foi vendido; agora Magrão e, numa distração de Fernando Carvalho, Fernandão foi desprezado.

Pesquisei e constatei que poucos times alcançaram grandes glórias no ano do Centenário. O Vasco da Gama é a exceção tendo vencido o Campeonato estadual e a Libertadores em 1998.

O Inter, o Vitória o Náutico e Fluminense foram campeões regionais, no Sul conhecido como Gauchão. O Grêmio e o Botafôgo chegaram em 20º no Campeonato Brasileiro. Diz Richard, meu amigo cabeleireiro, que o Grêmio foi campeão do Carnaval de Porto Alegre no ano do Centenário, acho que o Inter também foi.

É a síndrome dos 100 anos, mais um desafio para o Corinthias em 2010 e para aqueles que soprarem 100 velinhas nos próximos anos.