O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de set. de 2009

O Brasil Da Silva

Foto: El Heraldo/Tegucigalpa
A Embaixada Da Silva virou mesmo casa da sogra, da mãe Joana, de tolerância: neste domingo, a ex-primeira dama Xiomara Castro aplaude o bailado debochado de um seguidor de seu marido Manuel Zelaya no pátio da sede diplomática do Brasil da Silva.

Por enorme fastio, absoluta falta de holofotes e extrema necessidade de provimento bélico, o governo Lula do Brasil pode transferir - nos próximos nove dias - a Força de Paz do Haiti para a beligerante Honduras. Afinal, o Brasil da Silva é um país pacífico. Só tem amigos. E que amigos!

Nuncanessepaís o Itamaraty foi tão trapalhão. Conseguiu aboletar um rufião da coisa pública hondurenha na sede diplomática do governo da Silva, em Tegucigalpa e agora não sabe o que fazer. Nem com o hóspede, nem com a casa que está sendo promovida a estalagem de estrela cadente.

Lula da Silva qualquer dia desses vai agendar uma visitinha ao Brasil. É provável que dê uma chegada rápida ao Palácio do Planalto, antes de passar por Caracas, só para matar a saudade do abraço sincero e puro de seu conselheiro-mor, Hugo Chávez.

Assim que souberam do empate de preferências em mais uma pesquisa de opinião púiblica, Dilma Roucheffe e Ciro Gomes já começaram a bater-boca. Um anda chutando a canela do outro. Se Ciro fosse mais prudente, chamaria a Patrícia Pillar para bater em Dilma. Não correria o risco de apanhar da candidata mais durona dessa notável campanha entre a fome a vontade de comer.

O governo de fato de Roberto Micheletti errou quando, ao invés de pegar Zelaya de pijama e colocá-lo no banco dos reús, mandou-o para o olho da rua. O erro foi menos contra Honduras do que contra o Brasil Da Silva. Zelaya a esta altura já estaria na cadeia e não como um visitante incomodativo que usa e abusa da hospitalidade para promover a conflagração e o tumulto geral no país em que o Parlamento e o Judiciário o escorraçam.

Como o Brasil da Silva não é de guerra, é só de papo, antes de fazer a guerra vai querer a paz. E a paz só será restabelecida com Honduras se o Brasil fechar sua embaixada por lá. O Brasil da Silva de Lula vai sair de lá. E não perde nada. Sai até ganhando: fecha por uns trempos uma embaixada que virou estalagem, hospedaria de um hóspede incômodo, agitador, abusado.