O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

25 de set. de 2009

Solte seu bichos

Sexta-feira, dia das bruxas. Tempo de soltar os bichos. Então, pegue aí dois pontos a ponderar que não levam a lugar nenhum:

1) Fases etílico-sentimentais - Tudo começou aos 15 anos, com o primeiro e juvenil pileque de um instigante "pesquinho" - licor bem brasileiro e periférico que suga a sua resistência e dá um desgosto genérico às mães, quando se consegue acertar o botão da campaínha no amargo regresso à casa paterna;

seguiu pela adolescência afora, em doses da moda sinatriana de Jack Daniel's, sempre três pedrinhas acima do nível do mar;

foi em frente pela larga fase quase adulta com generosas porções de vodca Konskenkorva com gomos de laranja, deixados às bordas das mais distantes mesas de bar;

agora, no outono que salta os verões e cai em todas as primaveras, o saudável e glamuroso Dry Martini: duas doses de gim, uma de vermouth seco e uma azeitona sem caroço com dois palitos à tiracolo, repassadas em muitas pedras de gelo que se deixa de lado. O gelo, é elementar. E, claro, sempre à espreita do próximo brinde à noite, ao dia, à vida.

Ao contrário do que se possa imaginar, não bebe todas. Só as absolutamente necessárias, dependendo da lua - dessas luas que surgem no céu, ou tresandam no estado de espírito. A verdade é que, sem mudar a dosagem, a conta de palitos vai pra mais de uma caixa de cem meras unidades por mês. Acho que vai parar com os palitos. A azeitona vai ter que aprender a ser só. E considere: nunca, jamais, em nenhuma dessas etapas, esse bebericador contumaz deixou de lado o sotaque espanhol inconfundível de um Marquês de Riscal de boa safra.

Por tudo isso nunca soube bem se tem se deixado incorporar por um James Bond qualquer, ou um Ernest Hemingway sem depressão. Menos rifle, muito menos; mais Dry Martinis. É um bebedor volúvel. Demorada e ciclicamente volúvel.
Mas, uma coisa é certa: jamais vai sujar a concavidade de seu punho com sumo de limão e sal só para dizer que toma tequila do jeito que se beberica em Cancun e Acapulco. Detesta limão.

2) A musicalidade dos baianos - Essa é fácil. Tudo que eles cantam e dançam com a alma e com os pés - necessariamente nessa ordem - é feito com a cabeça voltada para Rio de Janeiro. Quem nasceu pra Caetano, jamais será Tom Jobim.