O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

27 de set. de 2009

Atendam os cupulantes

Foto: R. Stuckert/PRÉ numa hora dessas que o Brasil deixa escapar a oportunidade de dar a uns que outros o que eles verdadeiramente merecem. Com o dinheiro da gente, a turma vai para essas cúpulas e só cupula, cupula e não sai de cima. Digam aí, quem acabou bem nessa cupulagem estéril em Isla Margarita?!?

Em Isla Margarita, na 2ª Cúpula Asa - América do Suil e África, os que foram lá para cupular pedem a "restituição imediata e incondicional do presidente constitucional Manuel Zelaya à Presidência".

Ora, os que bancam o governo Lula do Brasil é que estão fazendo doce. Já deveriam ter entregue esse cara para o povo hondurenho há muito tempo. Atendam os cupulantes. O Parlamento e o Judiciário de Honduras vão adorar.

E aproveitem também para mandar o Celso Amorim desinfetar já, já a Estalagem da Silva, em Tegucigalpa.

CUPULAGEM

Esses caras são mesmo uns cupulantes. E essa 2ª Cúpula, sob o sol inclemente da Ilha Margarida, não poderia ter outro nome: Asa. De longe, a gente fica sabendo e sentindo o quanto eles suam numa hora dessas.

No meio da cupulagem, por pior que seja, há sempre alguma coisa pior ainda: agora se sabe, por exemplo, com quem Dilma Roucheffe conta daqui pra frente. O truculento e histriônico Hugo Chávez botou a boca no trombone, na maior intimidade: "Minha candidata é a Dilma". Dona Dilma, faça o favor. Respeito é bom e a gente gosta.

Só digam uma coisinha: Chávez vota em que Zona Eleitoral aqui no Brasil da Silva? Qual o número do título desse paspalho? Quem foi que pediu a opinião dele? Ninguém vai mandar Chávez meter o nariz em coisas mais Honduras do que essa?!?

Lula do Brasil também é metido a bom cupulante. Aproveitou a Asa para fazer mais um suarento discurso: "Lutamos muito para varrer para a lata do lixo da história as ditaduras militares. Não podemos permitir retrocessos deste tipo no nosso continente". Ele se referia, é claro, à questão de Zelaya que transformou a embaixada de Lula do Brasil em uma reles hospedaria de estrelas cadentes.

O que Lula do Brasil não disse é que jogaram a vassoura fora também. Aqui no Brasil, passaram a usar panos de prato com as digitais de deputados e senadores para empurrar a sujeira para baixo dos tapetes e montaram eficientes redes de lavanderias para serviços gerais e notas derramadas das burras públicas.

E essa história de "lutamos muito"... O quié isso, cumpanhêro?!? A guerrilheira jura que não pegava em armas; o outro virou "papagaio do Araguaia"; mais aquele que detesta bengalada, chefiava os mensaleiros... Tá bom, mesmo estropiados - um dedo pra lá, um susto linfático, um abraço forte de Sarney, um afago de Renan, um beijo na mão de Jader Barbalho, um sorriso de Beira-Collor, um voto de Chávez, uma ordem de Evo Morales, um cândido olhar de Tininha Kirchner - mesmo escalavrados assim, a luta continua! E não podemo se entregá pros home!

E cúpula é pra isso mesmo. Hay que cupular, pero sin perder la ternura. Um dia, o Brasil da Silva vai ser igualzinho à Venezuela e um pouquinho pior que Cuba.