O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

24 de set. de 2009

FORA DE FOCO

Foto: El Heraldo/Tegucigalpa
Zelaya em seu quartel-general, a Embaixada da Silva, em Tegucigalpa.

NO ALVO - Quem acertou na mosca foi Marina Morena - a que se pintou de verde: "Lula perdeu o foco na ONU. O encontro era para falar sobre o clima; ele falou sobre Zelaya e Honduras". Tradução: Lula do Brasil não sabe nada dessas outras coisas sem graça, como meio ambiente, poluição, degradação e outros quetais. Prefere outros quintais.
DEIXA ASSIM -Sarney diz que vai extingüir 500 cargos. Só não extingüe o mais inútil de todos, o dele. Melhor deixar que Lula do Brasil continue mandando lá do Palácio.

A TÁTICA - Dunga admite a possibilidade de entrar com um time misto contra a Bolívia. Pô, parece até o Luxemburgo. Já entra em campo com uma grande desculpa para o caso de uma derrota.

MARIA ANTONIETA VIVE! - Crise em Honduras: "Sobrevivemos com biscoitos" - diz o diplomata brasileiro, Francisco Rezende Catunda. Claro, ele preferia brioches. Bolas, Zelaya instalou uma república na Embaixada da Silva. O que é mesmo que esse Catunda queria?!? Cavacos do ofício, meu.

TIRA DA SALA -Veja só esse depoimento narrado pela BBC Brasil: "Eu não me lavo ou troco de roupa desde que cheguei e durmo de roupa no chão", disse Milton Benitez, de 32 anos, à AP. Benitez é um escritor que diz não ter votado em Zelaya, mas veio apoiá-lo. Benitez disse que só conseguiu escovar os dentes uma vez, e mesmo assim com uma escova de dente que já tinha sido usada por outras nove pessoas. Cá pra nós, melhor seria deixar para escovar os dentes mais tarde. Nos tempos do Epa, a turma ariava os dentes com pó de tijolo. E ninguém morria de escorbuto.

SEM NOÇÃO - No fundo, no fundo, no fundo, essa gente não faz o que tem que fazer: ir se queixar pro Lula do Brasil que tramou com Chávez o asilo do malandrão Zelaya no maior come-dorme lá na Embaixada da Silva.

BELICISMO - Já está passando a hora de Lula do Brasil comprar os caças Rafales da França. Não é por nada, não. É só para dar cobertura aos submarinos que vêm aí, como prevenção contra a Armada paraguaia.
INTRAMUROS - A Embaixada da Silva em Honduras tem status de território estrangeiro. Por isso, a polícia e o exército hondurenhos não podem entrar no prédio. Não podem mesmo, mas só enquanto ele tiver paredes por fora.

PATRIOTADA - Na quarta-feira, cerca de 100 pessoas ainda permaneciam no prédio da Embaixada da Silva, incluindo a mulher de Zelaya, Xiomara e vários ex-ministros dele. Alguns dos ocupantes do prédio dizem que não notaram o intenso aroma do edifício porque as janelas ficam abertas durante o dia, e como dizem por lá, "todos estão na mesma situação". É comovente o espírito patriótico da turma. Mas basta tirar o bode da sala que tudo muda.
SEM COBERTURA - Lula do Brasil não quer conchavos políticos na Embaixada da Silva. Elementar meu caro, ele não conta com Romero Jucá nem Ideli Salvatti por lá
EUFORIA - O staf de Lula do Brasil não consegue conter sua euforia: o presidente Lula do Brasil da Silva está sentado à mão direita de Barack Houssein Obama. Espalham a boa nova pelo mundo. Escondem o fato de que a ordem de precedência na mesa do G-20 é pelo tempo de antiguidade no posto. Lula do Brasil está há quase oito anos no cargo. Só um no grupo é mais longevo do que ele no poder, o que está à esquerda, lado do coração de Obama.