O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de set. de 2009

Farinhas do mesmo saco

Imagem: resistenciaeliberdade.blogspot.com
Lula do Brasil, como se sabe, em matéria de Sarney no Senado é o pai da criança. Pois agora até seu filho mais velho, essa criatura "não-comum" que banaliza qualquer escândalo, resolveu puxar as orelhas do seu criador. Metendo o bedelho na crise de Honduras, marimbondeou: "Eu acho que direito de asilo a Manuel Zelaya o Brasil devia dar. Não podia deixar de dar. Mas o que está havendo agora, eu reconheço, é um certo exagero em ocupação da Embaixada. Transforma a Embaixada em um comitê político". E foi mais longe ainda: "Esse abuso não é bom nem para o Zelaya e nem para o Brasil. A Embaixada brasileira tem que zelar pelas leis que marcam o asilo e não se meter em assuntos internos dos países".

Foto: ABr
Este é Alexandre Padilha - novo ministro das Relações Institucionais do governo Lula do Brasil. Entra no lugar de Zé Múcio, com as bençãos de Dilma Roucheffe. Logo será uma figura manjada nas páginas dos jornais que causam azia presidencial. Vem muito mais para falar de ecologia, por sua experiência de quatro anos como morador da Amazônia, do que para institucionalizar qualquer outra coisa. É o efeito Marina Morena nas hostes palacianas.

NOTÓRIO SABER - Jobim - olha a intimidade - Nelson Jobim é ministro da Defesa do Brasil da Silva. Pois ele diz que não cabe à Embraer opinar sobre a compra de caças. E olha que Embraer quer dizer Empresa Brasileira de Aeronáutica. Então, tá. Cabe a Lula do Brasil - sua formação em metalurgia deve ser pré-requisito fundamental para isso. Ou então, cabe a Jobim das Selvas - formado em direito e com notório saber como piloto de altos vôos políticos a vida toda.

INTOCÁVEL - Assim que a Embaixada Da Silva for promovida a Estalagem dos Amigos de Lula do Brasil, ela perderá o status de representação oficial e será tida, havida e reconhecida como um prédio de "pessoas comuns", sem imunidade diplomática. O governo hondurenho de fato já disse que não vai invadir a pensão onde Manuel Zelaya está omiziado. Nem precisa. Basta passar cadeado nas portas e janelas pelo lado de fora. A casa de tolerância do Brasil da Silva em Tegucigalpa restará intacta.

VIVA ZAPATA! - Agora o México se oferece para mediar a crise em Honduras. A chanceler mexicana, Patrícia Espinoza, não diz que sim nem que não, muito pelo contrário para todas as partes conflitantes. Nem sabe explicar porque Zelaya foi parar na hotelaria brasileira, quando tudo indicava a embaixada do México em Tegucigalpa, como o melhor abrigo para Zelaya - o cara que se expressa inclusive no mesmo idioma de Zapata. Se expressa, não. Enrola o que Zapata diria.

Foto: El Heraldo/Tegucigalpa
Manuel Zelaya se abraça, em sinal de paz, ao padre Andrés Tamayo que neste domingo rezou uma missa na casa de tolerância do Brasil da Silva, em Tegucigalpa.