O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

22 de set. de 2009

Males da República dos Calamares

ACIMA DO BEM E DO MAL - Há bens que vêm para o mal. O PT agora conta com Ben Self service. É o PT do Mal vindo para o bem: agora o governo Lula já faz o discurso da liberdade de expressão na internet.

NUNCANESSEPAÍS - um poste recebeu tantos holofotes. Mas, como todo bom poste, não sai do lugar.

NYOKA AMAZÔNICA - Desde que Marina Morena se pintou de verde, Dilma Roucheffe deixou de ser Mãe do PAC para ser Raínha da Selva.

IL CAPO DEI CAPI - O governo escrachou o escândalo. Não inventou, só organizou a corrupção e, pela palavra de honra de Dirceu "não rouba, nem deixa roubar".

TOFFOLILÁ - Zé Antonio Dias Toffoli vai ser sabatinado. É o seu salvo-conduto para chegar, com sua reputação ilibada, ao Supremo Tribunal Federal - bem onde Lula o deseja e quer. Toffoli é advogado. De Lula, do PT e dele mesmo.

IN MEMORIAN - No dia 1º de março de 1995, o Diário da Justiça publicava o Código de Ética e Disciplina da OAB - texto resultante do Iº Encontro Nacional dos Tribunais de Ética e Disciplina.

E a folhas tantas, lá está, no Art. 2º, dentre nove itens do parágrafo único que trata dos deveres do advogado: "preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade".

E mais adiante: "velar por sua reputação pessoal e profissional". E só para não ir mais longe: "o exercício da advocacia é incompatível com qualquer procedimento de mercantilização".

Mas, se você quer saber, esse negócio de ética, moral, reputação ilibada, está à beira da morte. Vem padecendo, nesses últimos quase oito anos, de um mal pior, mais degenerativo e moderno do que carcomas e linfomas; sofre muito de lesão por esforço repetitivo.