O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

21 de set. de 2009

Bola Genérica

CAMPEÃO INCERTO
Moisés Pereira

Desde 2003 quando foi instituído o campeonato brasileiro de futebol por pontos corridos, o certame de 2009 é o que parece mais equilibrado. Faltando 13 rodadas para o final ainda podemos considerar uma meia dúzia de candidatos ao título.
Os cariocas devem estar incluindo o Flamengo e teríamos 7 no páreo. Apenas o São Paulo dos candidatos de 2009 tem currículo no campeonato de pontos corridos. Os demais ainda não venceram neste sistema.

O primeiro Campeão foi o Cruzeiro em 2003, dirigido por Luxemburgo e com um belo time fez aproximadamente100 pontos.

Logo a seguir o Santos ganhou também com o Vanderlei que parece ter sido o primeiro a entender a competição de longo curso. Em 2005 o Corinthians foi o campeão e para isso foram repetidos alguns jogos contaminados por erros deliberados de arbitragem. Nesse ano oInter chegou perto e foi o grande prejudicado pela anulação dos jogos.

A partir de 2006 só deu o São Paulo. Na verdade sempre teve o melhor elenco além do futebol pragmático do Muricy Ramalho e uma boa gestão no futebol. Em 2009 o São Paulo continua com uma boa equipe, entre as melhores do país, e não tem mais o Muricy. Este dirige o Palmeiras que tem um time inferior mas lidera o campeonato embora tenha recebido o time em melhores condições do que se encontra na tabela.

O terceiro candidato é o Inter, time que mais investiu chegando a ser considerado o plantel imbatível, mas foi o que mais vendeu. O futebol do time de Tite é contestado e, entre perdas e ganhos vendeu Nilmar, desprezara Iarlei e Fernandão e ficou com Taison e Alecsandro no ataque. Acho que não foi bom negócio.Vem de dua derrotas que geram muita desconfiança.

Quem faz campanha destacada é o Goiás do preconceituoso Hélio dos Anjos que com os desprezados Iarlei e Fernandão acaba de golear o Corinthians em São Paulo.

Celso Roth com o Galo mineiro liderou no início, caiu um pouco e se mantém com poucas possibilidfades. Aliás Celso em 2008 tinha 11 pontos de vantagem no final do turno e fracassou na reta final.
A novidade no sexteto é o Grêmio. Em 2008 cumpriu a façanha de, sem atacantes de qualidade, ser vice-campeão e assim disputar a Libertadores até a semifinal. Este ano, embora grande número de contratações para o ataque, continua sem qualidade ofensiva.

Deixando de lado a situação pontual, Jonas artilheiro ao lado de Adriano, pode-se dizer que este, junto com os gringos Perea, Maxi Lopes e Herrera não chegam a constituir um ataque confiável para uma arrancada final do campeonato. A melhor coisa do Grêmio parece ser que o time assimilou a retórica do Autuori "voce tá entendendo" e apesar de uma única vitória como visitante começa a entrar na briga.

É certo que será o campeonato em que o campeão terá menos pontos no total e a emoção deverá perdurar até as últimas rodadas.
Cezar Augusto Gazzaneo disse:
Grande Moisés,
Análise perfeita, como sempre...é o velho "comentarista sem compromisso" que conhecemos na RU e na ZYF-4!Aproveito para recomendar a leitura e uma observação curiosa na "página do passado" da ZH deste domingo. Aconteceu há 30 anos, ou seja, 1979, ano histórico, como sabemos, para o futebol gaúcho...Curioso como o gauchão era valorizado naquele tempo...
abrs
Gazzaneo