O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de set. de 2009

UMA MEDALHA PRA LULA

O Sanatório reprisa aqui a matéria que editou ontem. Leia:

Como pega mal negociar com os conservadores brasileiros, Lula descobriu que é uma barbada comprar e vender qualquer coisa para os conservadores franceses. Basta colocar em seus pescoços aquela que sempre foi tida como a mais valorizada comenda nacional.

Bem como Lula fez agora com Serge Dassault, a quem concedeu de mão-beijada o título de Grande Oficial da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Le beau geste foi publicado ontem no "Diário Oficial", assinado por Lula e pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Serge Dassault estava na comitiva de Nanicolas Sarkozy que veio ao Brasil na semana passada tomar de assault (diga isso como Lula diria) o acordo para a compra de submarinos, helicópteros e caças franceses. Não é por nada, não. Apenas por uma feliz coincidência: a honraria foi dada logo às vésperas de ser definido o vencedor da concorrência da FAB para a compra de novos caças. Não é por nada, não que o en/comendado é presidente de uma das empresas concorrentes, a francesa Dassault.

Veja a vida com bons olhos: Serge é apenas um reles presidente honorário. Na República dos Calamares isso quer dizer que é igualzinho ao Zé Sarney que é só presidente honorário da Fundação Sarney, mas não tem nada a ver com as falcatruas que pululam por lá. Isso quer dizer que Serge Dassault é tão presidente honorário da Daussault quanto Lula - por exemplo - é presidente de honra do PT - ambos não têm nada a ver com isso nem com aquilo. Ailé! Ailé! Vive la France! Hulalá, hulalá Brésil! Lulalá! Lulalá!

RODAPÉ - Não é por nada, não, mas é bom lembrar que Lula não é presidente honorário do Brasil - um país cujo presidente precisa, antes de mais nada, ser honrado. Mesmo antes de se considerar uma pessoa não-comum, proprietária do país.

Agora veja que papelão fez Lula, outra vez:

O condecorado por Lula durante a visita de Nanicolas Sarkozy, o presidente honorário da megaempresa Dassault, na boca da garrafa para fornecer 36 caças de combate e tecnologia de ponta ao Brasil, foi condenado em 1998 por corrupção ativa pelo Supremo da Bélgica. Era o “Escândalo Agusta”. Augusta é uma empresa italiana de helicópteros militares. Pois Agusta e Serge Dassault foram condenados por subornar dirigentes socialistas.

Dassault e a Agusta pagaram cerca de € 4 milhões ao Partido Socialista. O comendador Serge pegou dois anos com direito a sursis e uma irrisória multa de € 1,5 mil.

Tanto para o Tribunal, quanto para a imprensa francesa na época, “Dassault mesmo concebeu os arranjos e ordenou a execução das propinas.”

Lula merece uma medalha.