O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

20 de abr. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

DUAS CAPITAIS, DOIS ANIVERSÁRIOS

Carlos Eduardo Behrensdorf - de Roma

Neste 21 de abril, Roma completa 2.762 anos. Desde domingo a cidade oferece programas – todos gratuitos – que incluem concertos, mostras, seminários e espetáculos. Nas praças onde ocorrem as programações a Proteção Civil da cidade montou pontos de arrecadação de fundos para a população atingida pelo terremoto em Abruzzo.
Também nesta mesma terça-feira, Brasília comemora seu 49 º aniversário. Linda, controversa, inovadora e precocemente desgastada pelo desempenho dos Três Poderes e seus integrantes, paga o pesado tributo de toda e qualquer capital importante que se preze e hospeda “malas”.

É a velha história de sempre: perde-se um tempo enorme tentando mostrar que incompetência e corrupção têm localização geográfica, esquecendo que os artistas que chegam ao palco são escolhidos por seus crédulos seguidores e trazem o script.

A capital italiana, por exemplo, é classificada como “Roma Ladrona” em todos os cartazes e outdoors espalhados pela cidade todas as vezes que a oposição se lança em campanha.

Embora não mude a opinião de ninguém, repito que Brasília é uma linda e madura mulher mal-amada por quem não a conhece, nem tem vontade de conhecê-la. Só aeroporto, hotel, restaurante, Esplanada e Praça dos Três Poderes não dizem tudo.


Quem tiver disposição, tempo e uma graninha esqueça por dois ou três dias Buenos Aires, Santiago do Chile, Miami e Orlando e visite Brasília. A capital não é longe de nada e sim perto de tudo.


Roma, então vale a pena e também não está muito longe, pois se encontra no meio do cano da bota.


As duas têm uma fama em comum: há muita gente “mamando” desde as respectivas fundações.
E-mails:
eduardo38i@yahoo.com.br - cebehrensdorf@uol.com.br