O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

27 de abr. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

Quinta-feira, 9 de abril 2009
Trem

Todos nós sabemos que as viagens sempre acrescentam muitas coisas úteis a nossa cultura de sobrevivência, principalmente, nos idiomas que encontramos pela primeira vez.
No entanto, o surgimento de textos redigidos em combinações jamais vistas para quem se socorre deste fraterno, competente e receptivo Sanatório para evitar que a cabeça estoure, nos faz correr por estes corredores internéticos em busca dos remedinhos.

No trem de Praga para Berlim estava escrito no banco a minha frente Konec zbytecnym omezenim! Nevolat 2 pevné na móbil a naopak. Concordei, é claro... Logo a seguir, embaixo de uma barra azul, uma sorridente criatura dizia Nevyhanzujte jisdenku na ulak ziskenjte slyu nasich parteneru. Como não me pareceu um bom negócio, achei melhor me abster. Sabe como é, na dúvida, tenha cuidado. Meus comprimidos, please...

Rio Spree
Em Berlim confesso minha surpresa como marinheiro de primeira viagem que ignorava a beleza do rio Spree e seus canais. Eles cortam a capital alemã mostrando bairros e as mais variadas paisagens as suas margens. Uma beleza.

Peço desculpas aos que conhecem Berlim por recomendar um passeio que dura três horas em barcos confortáveis com serviços de bar e restaurante, preços acessíveis e banheiros limpíssimos. Boa parte da história alemã está às margens do Spree.

Durante o passeio a paisagem é descrita em pelo menos oito idiomas nos headphones. A gente se defende no espanhol ou se segura no pincel com o grande salvador da pátria, o inglês. As gravações são de excelente qualidade e informam o estritamente necessário, sem firulas.
Como por aqui a Primavera está chegando, nos gramados dos parques e nas margens dos canais os alemães e viajantes de outros países europeus enchem as mesinhas de bares e restaurantes e a moçada começa a tirar a roupa pesada. Só aparece carne de peixe, bem branquinha.
Carlos Eduardo Behrensdorf
De Roma
RODAPÉ - I la Nave Va...