O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

21 de abr. de 2009

AUGUSTO SIMÕES LOPES NETO

Com uma pressa que nunca teve para viver a vida, Augusto Simões Lopes Neto, deixou-se levar pela estrada que junta os bons e justos a aos escolhidos pelos desígnios do Destino de paz e harmonia que aos bons e justos pertence.

Às 19 horas deste 21 de abril, o pensamento de seus filhos, irmãos, familiares, confrades e amigos mais próximos pela distância, estará no coração dos que na Igreja Nossa Senhora da Esperança, na Asa Norte lhe prestarão a homenagem das boas lembranças, na Missa de 7º Dia. Uma espécie de abraço fraterno de compungida despedida.

Augusto nasceu em Pelotas, lá na ponta do Brasil onde começa o Rio Grande do Sul. Diplomou-se engenheiro agrônomo na Escola de Agronomia Eliseu Maciel. Fez-se Mestre em Desenvolvimento Rural, no CATIE/IICA, Turrialba, na Costa Rica.

Iniciou sua caminhada profissional na Associação de Criadores Herd Book Colares, hoje Associação Nacional de Criadores; idealizou e realizou projetos na Secretaria de Obras da Prefeitura de Pelotas; foi assessor da Reitoria da Universidade Federal de sua cidade e auxiliar de ensino no Departamento de Ciências Sociais Agrárias.

Em 1971 deixou Pelotas para assumir a Secretaria Executiva Adjunta da ACARPARÁ, atual Emater, para coordenar os assentamentos na Transamazônica. Sob sua gestão foram assentadas dez mil famílias de pequenos agricultores, no trecho Marabá, Altamira, Itaituba. Na seqüência, estruturou os programas de extensão rural no Pará.

Em 1974, com a criação da EMBRAPA, transferiu-se para Brasília e participou do processo de transformação do sistema nacional de pesquisa e extensão rural em todo o país. Cedido pela EMBRAPA incorporou-se à equipe da EMBRATER - empresa irmã da EMBRAPA, com sede em Brasília, onde residiu até1981.

Foi diretor de Extensão Rural no Distrito Federal e assessor do Ministério da Agricultura, onde permaneceu até 1981, quando foi selecionado pela FAO - Agência Especializada em Agricultura e Alimentação, das Nações Unidas, como especialista em Educação e Extensão Rural para projetos na África, América Latina e Caribe.

Augusto morou em Roma, sede da FAO, no período de 1981 a 1988, onde foi designado pelo diretor geral da FAO como seu Representante em Cuba nos anos de 1988 a 1995; no Equador de 1995 a 1998 e México, de 1998 a 2002.

Regressou ao Brasil em fevereiro de 2003. Em 2005 Augusto aceitou o convite do prefeito Bernardo de Souza para ser o Coordenador de Relações Institucionais Nacionais e Internacionais. Ali, o mal degenerativo e impiedoso do tempo que a tudo consome, tirou-lhe a alegria do sonho de realizar por sua terra natal o que conseguiu fazer por todos os cantos do mundo em que exercitou sua capacidade, seu tirocínio, seu talento.
Augusto Simões Lopes Neto – que sempre nos fez olhar a vida com alegria – só nesta hora seria capaz de nos fazer chorar.

Rodapé - A foto de Vilmar Tavares é da Torre do Mercado, um dos ícones da cidade de Pelotas que Augusto tão bem queria.