O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de abr. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

Terça-feira 31 de março 2009

Trento é uma comuna italiana do Trentino-Alto Adige com 104.946 habitantes, dados do censo de 2001. Ela se chama “Trènt” no dialeto local, “Trient” em alemão e “Tridentum” em latim. Em comum com Roma os desconfiados africanos, asiáticos e europeus do leste.

Trento foi uma cidade céltica, mais tarde conquistada pelos romanos. Com o Concílio de 1545-1563 iniciou-se a Contra-Reforma. Aqui nasceu Chiara Lubich, criadora do Movimento Focolare, que conta hoje com milhões de seguidores em todo o mundo.
Benito Mussolini trabalhou num jornal de Trento a partir de 1908 e nesta cidade nasceram Giacomo Aconzio jurista, teólogo e filósofo, e Kurt von Schuschnigg, advogado e o último chanceler antes da Áustria ser ocupada pelo Reich alemão.
Por aqui não se surpreenda se no táxi, hotel, banca de jornal, café, restaurante ou venda de passagens de trem começar a conversa em alemão. Dependendo da cara do vivente aí sim, entram em cena o italiano, com sotaque, e o inglês, idem. Todos se entendem.

Confesso que a limpeza da cidade causa inveja, ao mesmo tempo em que os abrigos de ônibus urbanos são limpíssimos, sinaleiras funcionam e as faixas para pedestres parecem que foram pintadas ontem, com alguma tinta especial contra a chuva.

O que mais me impressiona é ver o quanto são bem cuidados os prédios antigos, a fonte da praça principal, as esculturas, as ruas com paralelepípedos e com moderno asfalto, sem falar na arborização que já está com pinta de Primavera chegando.

Um item da cozinha trentina vale a pena conferir: risotos. Provei três: aspargos e queijo brie, abobrinha com lingüiça e maçã com canela. Os vinhos de Trento brancos ou tintos são ótimos e conhecidos de quem os aprecia: Merlot, Pinot Noir, Chardonnay.

Carlos Eduardo Behrensdorf
De Roma
RODAPÉ - Continue viajando com o Behrensdorf. Lá em cima do Sanatório tem mais...