O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

21 de set. de 2011

MOVIMENTO ANTICORRUPÇÃO, SÓ PRA VALER!

Dos 25 mil esperados apareceram 2.500. Dez por cento apenas do que era previsto. Assim mesmo, foram dez vezes mais que os 150 gatos pingados que desfilaram outro dia, em nome da burgesia lulista, pedindo a censura para a liberdade de expressão.

Fala-se aqui de mais um protesto contra a corrupção. Foi, uma vez mais, bolado na internet. Dessa vez o manifesto “Todos Juntos contra a Corrupção” teve pouco mais, pouco menos de 2,5 mil pessoas entre o final da tarde e o início da noite desta terça-feira (20) na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.

Quem fez as contas do público foi a Polícia Militar. Os organizadores esperavam coisa de  30 mil pessoas no protesto, levando em conta o que aparecia no Facebook.  É a isso que se chama de queimar uma boa idéia. Mesmo que a contagem tenha sido processada pela PM do Rio.

A equipe do Sanatório  toda é a favor do combate à corrupção, mas não foi lá. Sabe cumé? Ficou de pezinho atrás, porque senão daqui a pouco está no bloco dos insensatos que apóiam mais uma ou duas novas candidaturas à Câmara ou ao Senado, ou a uma boca-rica dessas que a elite dominante sempre oferece para quem consegue balançar a pança e comandar a massa.

A nossa geração, aqui do Sanatório  já percebeu que, há bom tempo perdeu a chance de eleger o Chacrinha presidente da República. Seria mais hilário e muito mais confiável do que o doutor Honório Card e seus sequazes. Mas isso a gente fala aqui só a bem de conversa.

O negócio é que um movimento contra a corrupção tem que ser de baixo pra cima, de livre e espontânea vontade. Quer dizer, mais esculhambado, mais povão, menos plastificado. Essas vassouras verde-amarelas já estão perdendo a graça. E o senso de oportunidade.

Ou a gente bota pra quebrar, dar bengaladas, varrer com os políticos, ou vai ter que aguentar o sarro dessa canalhocratice toda que manda no Brasil. Eles hoje estão com frouxos de riso:

- Olha lá a cara deles! De 190 milhões de babacas só 2.500 foram lá! Somos a minoria esmagadora!

Bolas, a idéia é boa. Só não pode se transformar numa espécie de gargalo para a Boa Idéia que Lula tanto gosta. Esse cara aí da cruz, por exemplo, já esteve crucificado antes. Foi na última grande parada dos gays que reuniu uma multidão nas ruas. Um multidão, multidão mesmo, mas não o bastante para tirar de casa a equipe aqui do Sanatório.

Essa coisas têm que ser feitas bem do jeito como o PT governa: com a plena certeza de que qualquer slogan vai dar certo. Nem precisa saber fazer; basta fazer saber.

Ao contrário do que acontece no PT, no entanto, o movimento anticorrupção brasileiro, não pode ter donos. Dona Cristine Maza, por exemplo, tem potencial. Só precisa saber que pode ser mais uma de nós. Mas que não é nós todos.

A próxima atração é crucial. Marcha, passeata, desfile, manifestação, protesto - seja lá o que for o rótulo ou codinome - só valerá a pena ver de novo se o próximo campeão de audiência for para botar a pandilha de sevandijas na cadeia, a pão e água - refeição básica e máxima que o salário mínimo garante ao trabalhador brasileiro de carteira assinada.