Andrezinho é o culpado
Moisés Pereira
De Porto Alegre
Tem jogadores que são marcados por incidências inusitadas em suas carreiras. Andrezinho o meia que foi criado no Flamengo, e depois de ir ao exterior foi repatriado pelo Inter não é um craque. É bom jogador e, fosse eu treinador, no grupo colorado seria titular.
Acontece que não é e eventualmente vem o time para acontecer. Na Copa do Brasil que o Inter seria campeão foi Andrezinho o responsável pela presença colorada na final com uma cobrança de falta magistral que eliminou o Flamengo no Beira Rio numa das grandes injustiças do futebol se a justiça fosse fator de avaliação em futebol.
E o Mengo, berço do Andrezinho chorou. Mas na roleta do futebol, como na vida a banca paga e recebe, eis que Andrezinho na "semifinal", agora do Brasileiro, cobra mais uma falta perfeita lá em Recife, ressussitando Inter e devolvendo as glórias ao Flamengo.
Andrezinho é o meu personagem da rodada .
A semana será tensa. O Inter está nas mãos do Grêmio, como esteve nas mãos de Tite, do Botafogo, do Fluminense, e outros quepoderiam ter sido derrotados no Beira Rio por este time milionário, com gestão moderna, com "craques"repatriados por milhões de dolares, e incompetente na hora de decidir.
Tudo poderá ser dito em relação ao título que vai serconquistado pelo Flamengo domingo no Maracanã. Os hipócritas falarão até em ética e tentarão atingir o Grêmio que pelas circunstâncias está proibido de ganhar no Maracanã. Negar isto é desconhecer a história da maior rivalidade futebolística deste país.
Aliás não faltaram líricos e poetas que abordaram a ética quando Tierry Henri colocou a mão na bola e classificou a França para a Copa do Mundo da África doSul .
Certamente queriam um monumento à ética com a imagem de Henri para redimir as simulações de milhares de jogadores espalhados pelo mundo desde que os ingleses inventaram este esporte, que por sua vez deixaria de ser dirigido pela FiFA e passaria para a jursdição doVaticano.
Convenhamos deliram os que insinuam que o Grêmio será o primeiro time que vai perder um jogo que não pode ganhar, e esquecem quantos fizeram isso inclusive o laureado em tudo irmão aqui da"Província"como diz a Tati Klix que no ano passado tabém tinha que perder para o São Paulo e perdeu. Qual foi a ética?
Estava se preservando para a maior "competição"do Mundo, que atende pelo nome de Sul-americana e que é consolo para os excluídos das glórias a cada ano.
Acertou quem disse que o Campeonato só acaba quando termina -frase lapidar. A festa só vai acontecer no dia 6 de dezembro e será no Maracanã. Não poderia ser em Porto Alegre, por exemplo, porque aqui seria uma tragédia .
Não existe a possibilidade de o Grêmio ganhar do Flamengo, até porque só ganhou um jogo fora do Olímpico no atual certame, e os dirigentes, conselheiros e jogadores tricolores não são loucos de partirem para o suicídio coletivo, exatamente no ano em que não perdeu nenhum jogo dentro do templo tricolor.
Nelson Rodrigues redivivo falaria que está escrito há 20 séculos este destino e a vida é como ela é. Culpa ? A culpa é do Andrezinho, meu personagem da semana.