O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

11 de dez. de 2009

O GOLPE DA PERMANÊNCIA

Pronto está tudo muito bem, tudo muito bom... Zé Arruda pediu as fichas e saiu do DEM. Vai ficar no governo do Distrito Federal, como se nada tivesse acontecido, para o bem do povo e felicidade geral dos propineiros. O bom de tudo isso é que Arruda não disputa a eleição de 2010. Não porquer não o queira; sim porque não há tempo hábil para poder fazê-lo. O resto agora é demanada judicial. Até agora, a polícia prendeu meia dúzia de manifestante que bradavam pelo impeachment do governador. Os propineiros e o próprio Arruda continuam soltos. O golpe para manter as coisas como estão foi dado ontem com uma carta encaminhada à direção do DEM:

"Senhor presidente,Dirijo-me a Vossa Excelência para pedir meu desligamento do Partido Democratas a partir desta data.Este é o melhor caminho para preservar minha honra e meu governo, colocados em xeque por um triste espetáculo montado com óbvias motivações político-eleitorais.

As razões que me levam a tal decisão estão detalhadas em pronunciamento que ora faço ao Distrito Federal, cuja cópia encaminho anexa.Poderia prolongar por meses a discussão judicial sobre o mérito do direito de permanecer no partido, com grandes chances de sucesso.

Não o farei.

Ao tempo em que me afasto das atividades partidárias, conclamo os amigos e colegas do Democratas a assumirem o compromisso com a mudança profunda na legislação eleitoral, com uma reforma política que evite os fatos que se repetem sucessivamente, causando justa repugnância nos cidadãos brasileiros. Hoje, essa distorção me atinge, como já atingiu vários políticos de outras legendas e, amanhã, se não for modificada, fará novas vítimas.

Espero, com esse gesto, isentar os amigos e companheiros do Democratas do constrangimento de terem de decidir por atender à insensatez do radicalismo, em detrimento de um julgamento justo, com respeito ao amplo direito de defesa e aos prazos regimentais.

Despeço-me com a consciência tranquila de ter contribuído com o melhor do meu esforço, de todas as formas, sempre que fui demandado pela legenda. Minha prioridade, mais do que nunca, é a defesa de minha honra e meu trabalho por Brasília.

José Roberto Arruda"