O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

24 de dez. de 2009

A Colômbia não é o Haiti

AFP
Aí, então, a guerrilha colombiana degola, sem mais nem menos, o governador do departamento de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar. O refém foi degolado miseravelmente. Mas, isso até o próprio presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, já disse.

O crime hediondo é mais um desafio debochado da Farc ao mundo todo. Depois, Lula e Hugo Chávez não querem que as forças norte-americanas ajudem o país contra esses narcoguerrilheiros que jamais fizeram bem a ninguém. São que nem esses "trabalhadores" sem-terra que atravessam o país, invadindo propriedades privadas e públicas, sem nunca plantarem um pé de alface.

É mais ou menos como se uma facção xiita do MST desse uma machadada ou tocasse a foice ou um martelo na cabeça do governador, digamos só por dizer, o Jaques Wagner, do PT lá da Bahia. Só porque é petista, mais nada.

Como eles, as Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia, contam com o beneplácido do governo brasileiro que, sempre tão atento, versado e opinativo sobre tudo que acontece nas Américas e pelo mundo afora, até agora não abriu a boca para dizer o que o grande mestre e seus apóstolos pensam desse crime e suas circunstâncias na Colômbia e suas fronteiras mais chegadas.
As manifestações de repúdio e indignação contra a ação cruel e desalmada dos narcoguerrilheiros não param de chegar à Colômbia e aos olhos e ouvidos do mundo inteiro.

A ONU lembrou na quarta-feira que a tomada de reféns, "prática recorrente" das Farc, "constitui um crime de guerra".

A Organização de Estados Americanos e a União Européia, que tem as Farc em sua lista de grupos terroristas, emitiram comunicados de repúdio.

Também se manifestaram a Anistia Internacional e a Human Rights Watch, para quem o crime revela "as táticas cruéis das Farc", que incluem "matanças de civis, como a perpetrada em fevereiro contra 17 indígenas awá; sequestros, recrutamento de menores e uso indiscriminado de minas antipessoais".

Os arautos e porta-recados do governo Lula permanecem calados, do Itamaraty de Amorim ao Ministério da Verdade, de Franklin Martins que também não diz nada porque Marco Aurélio Sargento Garcia até agora não bafejou, nem top-topteou coisa alguma a respeito do assunto.

É que o governador colombiano deve ter sido decaptado numa tal de Colômbia qualquer, país distante a milhões de anos-luz do mundo de Lula. Ops, do Mundo da Lua! E, então, o que é que a gente tem que ver com isso? O Brasil, afinal, é apenas um paraíso lulático. Tem tudo a ver com a paz no Haiti. Nada que diga coisa com coisa com a Colômbia que não é aqui.