O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de dez. de 2009

Médici X Lula no Maracanã

Não é por me dizerem que isso é uma democracia que eu vou acreditar que democracia é isso.


O Brasil Da Silva é o mesmo de 1964. Lula apenas optou pelo feitio populista de Emílio Garrastazu Médici em contraponto à rigidez de Ernesto Geisel. Suas eminências pardas, aprendizes de Machiavel, não alcançaram ainda o talento escabroso de Golbery do Couto e Silva.

1) Médici ia com o Grêmio, onde o Grêmio estivesse; Lula é o maior e mais fiel corintiano;

2) Lula, como Garrastazu outrora, lota estádios hoje. A diferença é que Lula tem duas orelhas: uma para os aplausos, a outra é surda;

3) há algumas pequenas diferenças: lula é polvo; Médici É mílho. No mais é tudo igual, sem tirar nem pôr;

4) Médici usava o AI-5 o tempo todo; Lula usa uma Medida Provisória por dia;

5) o governo Médici lidava com a guerrilha urbana; Lula lida com o MST;

6) Médici venceu com a ARENA as duas eleições no seu tempo de poder; Lula já conquistou com o PT o seu bicampeonato;

7) o governo Médici ficou marcado por um excepcional crescimento econômico que ficou conhecido como o Milagre brasileiro; mestre Lula repete o Milagre com Meirelles e Mantega e ainda promete de quebra mais um Natal Extraordinário;

8) Médici se notabilizou pela utilização maciça de propaganda; Lula nem se fala;

9) o Milagre Brasileiro de Médici se caracterizou pelo crescimento econômico recorde, inflação baixa e projetos desenvolvimentistas como o Plano de Integração Nacional (PIN), que permitiu a delirante construção das rodovias Santarém-Cuiabá, a Perimetral Norte, a Transamazônica e a Ponte Rio-Niterói; o governo Lula é igualzinho, tintim por tintim, mas chama o PIN de PAC que só não emplacou até agora porque é filho de mãe desnaturada;

10) no governo Médici foi fechado o acordo com o Paraguai para construção da Itaipu Binacional, até hoje a hidrelétrica de maior potência instalada do mundo; o governo Lula ainda está nessa, fazendo e cedendo acordos com Fernando Lugo, o Bispo Papão paraguaio;

11) Médici criou no campo social, o Plano de Intergração Social (PIS) e o Programa de Assistência Rural (PRORURAL), ligado ao FUNRURAL, que previa benefícios de aposentadoria e o aumento dos serviços de saúde até então concedidos aos trabalhadores rurais; o governo Lula aperfeiçoou e estendeu o Bolsa-Família e mais nem precisa fazer;

12) o governo Médici fez uma grande campanha de alfabetização de adultos pelo MOBRAL e uma outra campanha para melhoria das condições de vida na Amazônia com a participação de jovens universitários chamado Projeto Rondon; O governo Lula é craque no ENEM e, para encurtar a História do Brasil Da Silva reativou o Projeto Rondon em 19 de janeiro de 2005...

E, em assim sendo, em tudo e por tudo estamos aí para o que der e vier. Mas tem uma coisinha que precisa ser dita. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, "o governo Médici foi marcado pelo aumento da miséria e da desigualdade social".

O Brasil teve o 9º Produto Nacional Bruto do mundo, mas perdia feio para o resto do planeta em desnutrição. Nesse item ganhava apenas da Índia, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas. Hoje, o risco é enorme, somos a 6ª economia do mundo.

Dados do Banco Mundial mostravam em 1976 que 70 milhões de brasileiros eram desnutridos ou subnutridos, coisa de 64,5% da população da época. Hoje, o Fome Zero morreu de inanição.

A euforia provocada pela conquista da Copa do Mundo de futebol em 1970 conviveu com a repressão velada ou explícita aos opositores do regime, notadamente os ativistas de orientação esquerdista. Hoje, Lula tem seu Ministério da Verdade que realiza a Conferência Nacional de Comunicação para "organizar e sistematizar a liberdade de imprensa".

Médici foi aplaudido, em uma partida de futebol, no Estádio do Maracanã. Mas até aí morreu o Neves: Lula não escutou o aplauso dos que não gostam lá no Maracanã, na abertura dos Jogos Pan-Americanos.

O governo Lula está supostamente chegando ao fim e sendo jogado ao colo da dona co/mandante da Casa Civil. O Brasil vive a histeria de ser o país onde ainda fica o Rio de Janeiro, sede da Copa do Mundo de futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Tomara que a gente não esteja de novo juntando a fome com a vontade de comer.

E que Lula do Brasil Da Silva vá ao Maracanã e leve as suas duas orelhas, torcendo para que uma delas não esteja entupida.

Se tudo continuar assim como está, teremos todos razões de sobra para celebrar o fato de que Lula mais se parece com Médici do que com JK. E festejar porque somos todos brasileiros - não desistimos nunca!

Mas não será por me dizerem que isso é uma democracia que eu vou acreditar que democracia é isso.