O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

15 de dez. de 2009

L'OSSERVATTORE PIANÍSSIMO

Berlusconi vem aí, la-ra-la-ra-ra-ra...
Carlos Eduardo Behrensdorf
De Roma


Seguindo a orientação da diretoria (um só diretor resiste) deste Sanatório da Notícia, mais uma vez assassinaremos o ofídio e mostraremos o cajado, o que no popular deve ser entendido como matamos a cobra e mostramos o pau, folcloricamente e com todo respeito.

Com a praxiterapia que nos foi imposta aqui apresentamos uma micro síntese sobre ele, Silvio Berlusconi, que já foi apontado como o 15° homem mais rico do mundo e talvez o homem mais rico da Itália, com uma fortuna pessoal estimada entre de US$ 14 e US$ 20 bilhões.

O folclore político italiano diz que ele é bom de negócios desde criança, quando vendia apontamentos escolares para os companheiros de aula.
O pai era bancário e a mãe uma secretária quando a Itália que se reconstruía após a Segunda Guerra. Na verdade, Berlusconi batalhou muito e usou, digamos, criatividade até se tornar um magnata.

Foi corretor de imóveis e, aos 18 anos, atuou como animador e cantor em cruzeiros pelo Mediterrâneo.

Quando estudava direito com seus próprios recursos na Universidade de Milão, entrou no negócio de empresas de construção, fundando a Cantieri Riuniti Milanese, em 1961, e a Edilnord di Silvio Berlusconi & Co. em 1963.

Aos 23 anos, com uma equipe de jovens arquitetos, edificou dois grandes conjuntos residenciais nos arredores de Milão.

No início dos anos 70 descobriu o caminho das pedras: os meios de comunicação. Comprou seu primeiro canal de televisão em 1974, expandiu o domínio no setor, multiplicou suas emissoras por meio de uma rede de televisões locais reunidas na empresa Mediaset.

Detalhe: a programação era centrada em concursos e programas de entretenimento, semelhante à do brasileiro Sílvio Santos. Confesso que não sei se havia alguma coisa parecida com o Baú da Felicidade. Fico devendo esta.

Em 1985, o governo francês lhe concedeu a primeira rede privada, La Cinq, e no embalo Berlusconi adquiriu ações da Chain e Cinema 5. Um ano depois comprou os Estúdios Roma e o clube de futebol A. C. Milan, do qual se tornou presidente.

Em 1988 comprou a maior cadeia de grandes armazéns da Itália, La Standa. Em 1990 obteve a presidência do grupo Mondadori, editor do diário "La Repubblica" e dos semanários "L'espresso", "Época" e "Panorama".

No final da década, Berlusconi incorporou a seu patrimônio a cadeia de vídeos Blockbuster, portais de acesso à internet e uma participação na Olivetti.

O conglomerado Fininvest, que criou em 1975, cumpriu a função de integrar suas múltiplas propriedades e participações na TV, imprensa, edições, publicidade, seguros e serviços financeiros, convertendo-se na terceira empresa privada do país.

Sobre sua vida política este Sanatório da Notícia mais pra anarquista do que centro, tanto faz esquerda, direita, pra cima e pra baixo, editará um boletim em outro dia de visita aos pacientes ou saída semanal dos ditos cujos.
RODAPÉ - Carlos Eduardo Behrensdorf celebra neste glorioso dia 16 de dezembro 71 anos de fundação. Sua pedra fundamental foi lançada com pompa e circunstância pelo então presidente da República, dr. Getúlio Dorneles Vargas, afilhado de Dona Laura e assim-assim com poeta, seresteiro e namora Garganta - fundador daquele que viria ser cognominado de Garça - O Comendador. E foi então que surgiu o grande Zoón Politikon. Um ano antes eclodir a Segunda Grande Guerra. Behrensdorf é de paz. É do bem.