O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

31 de dez. de 2009

2009 Foi de Cinema

Lá se foi 2009, chegou 2010 e o Brasil Da Silva continua pagando, com o dinheiro dos trabalhadores brasileiros, a hospedagem de Manuel Zelaya e Cesare Battisti. Coisas da democracia calamar e seus lances cinematográficos.

A cena que ficou para sempre na lembrança desse 2009 foi aquele abraço forte e compungido que mestre Lula deu aos seus três mais novos apóstolos: Sarney, Renan e Collor.

O ano de 2009 deixou também na memória de quem paga a conta, a ficção deslavada do diploma de dona Dilma Roucheffe da Casa Civil e mãe do PAC.

O filme "Lula, O Filho do Brasil" estréia amanhã ou depois neste 2010, mas por meloso que seja, não chegará aos pés da fita "Arruda e seus Panetones", protagonizada por deputados e secretários em atuações magistrais escamoteando dinheiro em cuecas, bolsos e meias. Cinema-verdade, mas pura imitação do que já tinha sido visto pela platéia nacional.

Outra grande cena de 2009 que promete ser reprisada em 2010 foi aquela em que o mestre Lula diante de seus apóstolos, sube nas tamancas e, sem correr os fariseus do palanque, confessa que o governo vai bem, mas o "brasileiro está na merda". Vale a pena ver de novo.

"As mil faces de Dilma" - uma série imperdível. Sua interpretação é notável e notória diante de cada pesquisa encomendada; quando fala com seus subalternos; quando vai à missa; quando fica tomada no candomblé; quando fala do clima; quando pensa na Marina Silva; quando transforma dossiês em bancos de dados. Dilma é uma artista.

"Os Trapalhões" foi a série mais concorrida. Há candidatos ao "Oscar" de todos os tipos e feitios. Canastrão é que não falta. Mercadante e Genro - o Tarso de Lula na Justiça se desdobraram em suas atuações; Carlos Minc, não chegou a alcançar o desempenho de um David Carradine, mas seu colete virou estrela; Orlando Silva, encantou com sua voracidade por tapioca; Michel Temer é insuperável como mordomo de filme de vampiro.

Quem não chegou ao status de superstar este ano que passou foi Lobão. Não foi sequer cogitado para estrelar o desenho animado dos "Três Porquinhos".

A refilmagem de "Pinóquio" foi a que apresentou o maior elenco. Mestre Lula e dona Dilma foram seus atores principais, mas a série contou com atores de todos os partidos. As melhores cenas foram filmadas nos corredores, camarins e bastidores das duas grandes casas de tolerância do país.

A oposição desempenhou apenas um medíocre papel de coadjuvante. No máximo seu enorme elenco poderia fazer uma ponta em um desses filmes piratas que até o mestre Lula, sem querer um dia cofessou que assiste. Não merece a menor atenção do público. E, pelo visto, está pouco se lixando para ele.

Houve participação especial, no entanto, e com notória especialização em cada um dos sets de filmagem dos Três Poderes da República dos Calamares.

Nuncanessepaís o cinema foi tão pródigo em intérpretes como em 2009. Mas 2010 será a grande atração. Não perca o próximo episódio.