O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

4 de mai. de 2015

A MELHOR REFORMA POLÍTICA
OU, A RAZÃO DE SE CANTAR

Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim... Que uma canção de Tom Jobim é uma coisa e a política é outra nesse Brasil da Silva.

Eu sei e você sabe que político nesse país é tudo farinha do mesmo saco de gatos pardos. A política não deixa que uns sejam melhores e às vezes até nem piores que outros. Podem mudar o jeito, mas a essência é a mesma.

Então, eu sei e você sabe que se sair o PT e entrar o PSDB, tudo ficará nas mesmas. Com o PMDB exatamente no mesmo lugar em que se encontra desde os tempos de contraponto equilibrista com a velha, morta e sepultada Arena.

Só quem há de fazer a política mudar é um surto nacional de Operações Lava-Jato. Essa Síndrome de Justiça é a única esperança de mudança da política para as páginas de Polícia e dos políticos saindo das casas parlamentares e dos palácios de governo para a hotelaria policial e para as barras dos tribunais de justiça.

De minha parte, já adotei o modelo lava-Jato como regime ideal de governo. O medo de devolver o produto do roubo, perder o poder e ir parar na cadeia é a melhor reforma política para o Brasil. Eu sei e você sabe... Que a distância não existe. O tempo é curto e tudo pode ser pra já. Mas, agora tem que ser como na música de Jobim: a canção só tem razão se se cantar.

LEI DEBUTANTE
Sabe quem está de aniversário? A Lei de responsabilidade Fiscal. Criada nos tempos de FHC, mas não por ele, a Lei chega aos seus risonhos 15 anos de feliz coexistência. Até agora ela controlou mais os governos que os governantes. É como se ainda não tivesse sido introduzida na sociedade. Merecia até um baile de debutantes.

SABE DE NADA, INOCENTE...
Bill Clinton diz que não vê nada de "sinistro" nas doações que foram feitas a sua própria fundação. Esse é outro que nunca vê nada, nunca sabe de nada, nunca fez nada. Ele não via nem mesmo a Monica Lewinsky embaixo da sua mesa no salão oval da Casa Branca.

A LAVA-JATO MOSTRA
O bom dessa Operação Lava-Jato é que ela não revela apenas empreiteiros, funcionários públicos, políticos corruptos ativos e passivos, consultores, lobistas, operadores embusteiros e canalhas; a Lava Jato mostra também quem são e o que são os ministros da Corte de Lewandowski, o Supremo Tribunal do Governo Federal.