O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

21 de abr. de 2015

NÃO PERCA NAS TELAS DE TV E DE CINEMA:
"THE CAR WASH"
(Título em português: A Lava-Jato)

Ah, eu estou de feriadão. Então, faça de conta que é um filme de gangsteres. Pode ser americano. Nesse caso, follow the money. Como tem legenda: siga o dinheiro.

Você já viu que o filme é americano, mas se passa no Brasil. Taí a sinopse: o crime organizado sai das ruas e entra no Estado. Pelo script dá para ver que o organismo oficial segue, do lado de fora, o modelo administrativo que o PCC - Primeiro Comando da Capital montou, há pouco mais de uma década, dentro do sistema carcerário.

Inspirado no CV - Comando Vermelho, o PCC cresceu e se  criou com tal poder adquirido que, sob o comando de Marcola e Fernandinho Beira-Mar controla tudo dentro da malha presidiária e zomba de qualquer tentativa de repressão pelo que tem de domínio dos fatos para o que ocorre além das grades.

Assim se dá, exatamente assim, no cenário de externas. Há uma dúzia de longos e tenebrosos invernos que a vida imita a arte aqui do lado de fora.

O CV tem dentro do Estado uma facção que inspirou uma sigla que, não tivesse um codinome de rebatismo, atenderia pelo apelido de PCC.

O PCC gerou uma outra facção à imagem e semelhança do 3°CC - Terceiro Comando da Capital, uma espécie de braço amigo para aproveitar as ocasiões. Como se vê, um conjunto harmonioso de união pelo crime organizado que se reúne, para arrepiar a lei e dela também valer-se, em cúpulas cotidianas nas cercanias da Praça dos Três Poderes.

O filme é de gangsteres. É americano, filmado no País do Futebol. Mas, é também um filme de mistério. Nessa película realista cabe à plateia identificar, fora do sistema prisional, qual a facção que corresponde dentro do Estado ao CV, Comando Vermelho.

Preciso é que os espectadores descubram qual a sigla que é correlata, ao PCC - Primeiro Comando da Capital; e também que partido é equivalente ao 3° Comando da Capital.

Os produtores executivos gostariam que, para sucesso absoluto de bilheteria, os cinéfilos mais fanáticos identificassem quem são os personagens, ainda fora das grades, que interpretam no crime organizado que se infiltrou no Estado, os poderosos Marcola e Fernandinho Beira-Mar.

É só o que está faltando para que essa super-produção tenha o esperado, mas já nem tão tradicional Happy End. Mas aí, o grande final fica por conta dos Intocáveis que trabalham junto com o mocinho. E deste, todo mundo sabe o nome. Não será fruto de nenhum esforço de imaginação.

Seu nome aparece nos créditos iniciais da obra cinematográfica "The Car Wash" (Título em português, A Lava-Jato): ele é, ninguém mais nem menos, do que o superstar Sérgio Moro.