O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de fev. de 2013

Rumo à Baviera, distante paraíso rural

Outro dia, faz bem pouquinho tempo, recomendei a leitura diária do Diário Oficial da sua região. Matei a cobra e fui procurar o porrete - que aquele troço eu não pego nem a pau.

Pois eu peguei o D.O.U. N° 39, de quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013. Deparei a páginas tantas com um catatal de "autorizações" emanadas da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura & Coisa & Loisa. Tudo em forma de "despacho" e sem medo nenhum que o feitiço vire contra o feiticeiro.

Dentre o mundaréu de concessões, bati os olhos em quatro notórias e agora públicas autorizações de viagens para a Alemanha. Tudo bem, o mundo hoje é logo ali. Tá, o mundo é mesmo logo ali, mas... Tudo bem, não! Tudo bem, uma privica!

Sabe o que é que esses quatro neófitos viajores vão fazer lá, em nome do Ministério da Agricultura do Brasil Dilma da Silva?!? Pois nem sou eu quem lhes vai dizer; quem lhes diz é o Diário Oficial que, em parágrafos exclusivos dedicados a cada um dos fiscais federais agropecuários, justifica a andança nos mesmos e repetitivos termos:

"Autoriza o(a) Fiscal Federal Agropecuário... do quadro permanente deste Ministério, exercendo a função...a afastar-se do País, na forma do disposto no Art. 1° - inciso IV, com o único objetivo de visitar e conhecer "in loco", na Baviera, o Ministério da Agricultura da Baviera, a Universidade Weinhenstephan-Triesdorf(Rural) a Universidade da Defesa da Alemanha, o setor produtivo e as entidades privadas relacionada (sic), com a finalidade de adquirir experiências sobre o funcionamento das áreas estratégicas e operacionais bem como o método de capacitação de profissionais em Munique, República Federal da Alemanha, no período de 3 a 9.3.2013 com ônus para o(a) PI: INSUASA (Processo patati, patatá, trololó, e coisa e e loisa)...

Pronto. Dei de cara com isso aí: quatro fiscais neófitos que, pelo visto, nada sabem pois vão viajar para Alemanha, mais precisamente para a Baviera, em notável expedição de aprendizado. E de lá, por certo, voltarão sem saber coisa nenhuma a mais do que seus superiores descobriram que não sabem.

E sabe por que tanta a/ventura? Porque ainda não foi sequer fundado um país chamado Baviera! Baviera é só um dos 16 estados livres da Alemanha. Tá bom, é um estado grande e tudo mais, porém é só. Uma coisa tipo assim Minas Gerais, capital: Belo Horizonte. Assim é a Baviera... Capital: Munique. Mas nem é só por isso que a gente se espanta.

O que surpreende é que a Alemanha rural não tem nada a ver com o Brasil; porque a Baviera ou outro naco qualquer da Alemanha não têm nada a ver com o clima, com a temperatura, com o solo, com a fauna, com a flora, com a cultura, a agricultura, as agruras e firulas do Brasil que atura o Ministério que Wagner Rossi deixou de herança para Mendes Ribeiro.

Se essa viagem - que não sai por menos de miseráveis R$ 50 mil para o quarteto - ainda fosse rumo ao México, à Austrália, ao Texas no País de Abraham Lincoln o Lula deles lá, ou à Nova Zelândia, até que os nobres e diligentes fiscais poderiam bebericar algum conhecimento diante de algumas afinidades agropecuárias e peculiares.

Partindo daqui, assim, como partirão dia 3 por autorização explícita no Diário Oficial da União desta gloriosa terça-feira, eles voltarão dia 9 com as mãos abanando, trazendo na mala apenas saudade de um breve sonho de verão brasileiro gozado às custas das burras públicas no frio do mundo encantado da recém-criada República da Baviera.

RODAPÉ - Se, por exemplo, esta excursão a Baviera fosse para a Grã-Bretanha, o descalabro e a perda de tempo e de dinheiro seriam a mesmíssima catilinária. É como se o seu filho quisesse ser profissional de tênis e, ao invés de você mandá-lo observar a técnica e a habilidade de Rafael Nadal, mandasse ir aos jogos do Santos para ver como é que o Neymar joga.