O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

27 de fev. de 2013

Pré despedida de Bento XVI
Papa não aguentou chegar a XVII

Eia pois, santa galera nossa, salve, salve que então Bento XVI fez sua pré-despedida na praça de São Pedro, às portas da Basílica e na entrada principal do Vaticano.

E coisas notáveis estão por acontecer: o anel do papa vai ser destruído, como manda a tradição. Destruído, mas não jogado fora; Bento só vai usar batina branca; não mais vestirá sapatos vermelhos; será chamado de Papa Emérito ou até mesmo de Pontífice Emérito.

E eis então que não se vê nisso aí nenhuma vantagem, posto que existe dentre nós simples mortais um presidente-adjunto aí que não é emérito, mas é honóris, pô.

Ali mesmo na Praça do Vaticano, Bento XVI disse que enfrentou "águas agitadas e ventos fortes" durante o seu pontificado. O que isso quer dizer no mundo sacudido e mal bafejado de hoje, todo mundo sabe. Nem precisava repetir.

Ele não disse, mas apressou-se a deixar o pontificado porque ele achava que a carga era pesada demais para um Bento XVI e ele não aguentaria quando fosse XVII.

E assim é que veio a hora que o planeta mais esperava: Bento XVI falou em português. Decepção no Brasil. Ele nem tocou no Deus de Rosemary. "Pô, o que é isso companheiro Bento?!?" - ressoou uma voz rouca e ressentida nas ruas de São Paulo.

"Deve ser porque é período pré-eleitoral e a Igreja não se mete nessas coisas" - ponderou conciliador e cinicamente conformado O Filho do Brasil para seus fiéis do instituto que lhe pertence.

O cerimonial impecável do pré-adeus de Bento XVI foi bem como deve ser o próprio papa: infalível. O Instituto Rio Branco, usina do Itamaraty, deveria fazer um cursinho intensivo de eventos e riquefafes, lá no Vaticano. Dilma Vana olharia menos atravessado para Antonio Patriota nos próximos momentos solenes da República.

Tá cerimonial, tudo bem, mas impecável mesmo estava Bento XVI, podre de chique e pra lá de fashion naquele jaquetão branco à moda Zé Sarney, também vitalício como o papa, já que imortal.

Então tá, depois de amanhã, Bento continua sendo Sua Santidade, Papa e Pontífice Emérito, mas sem qualquer poder. Fica tipo assim Rainha da Inglaterra do Vaticano.

Ah sim, pelos cálculos da polícia militar brasileira que observava atenta a cobertura do evento em todos o canais de TV da face da Terra, aquela multidão olhando para o altar tipo palco iluminado onde estava Bento XVI era toda constituída de paparicadores.

Amanhã é outro dia; é despedida de verdade. E enquanto Bento XVI antes que vire XVII vai de helicóptero para seu barraco sem trinco em Castel Gandolfo, os cardeais com menos de 80 anos iniciam o conlave que elegerá o novo Pontífice que vai virar Sumo.