O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

31 de mai. de 2012

Ó que pena!

Surpresa! Demósfones ficou calado na CPI e, só por isso, dois ilustres pra/lamentares quase chegaram às vias de fato.

Reprodução/internet
Assim, como quem não tem mãe viva, o deputado petebumba pernambucano Silvio Costa tomado, à moda Lula, por um enorme "sentimento de indignação" agrediu Demósfones com pensamentos, palavras e obras. Chamou-o - imagine! - de "hipócrita" e até de "demagogo".

Que coisa, não? Que ofensa! Costa descobriu o primeiro político hipócrita e demagogo da História da República.

Foi demais para o senador Pedro Taques, pedetista do Mato Grosso. Taques aparteou o detrator. E levou o troco. Aí a comissão virou barraco:

-Vossa Excelência tem que ser educado - vociferou Costa de frente para Taques.

Foi então que o presidente da CPI passou a palavra a Taques. O senador reclamou que Costa, ao chamar Demósfones de “membro de quadrilha” e “braço legislativo” do esquema Cachoeira, estava ofendendo o investigado.

Foto: ABr
O bate-boca cresceu:

- Um parlamentar não pode tratar quem quer que seja com indignidade, não me interessa quem seja o investigado - ensinou Taques, O Didático.

E emendou de primeira: 

- Não cabe a qualquer parlamentar expor o outro, mesmo em se tratando de CPI, mesmo em se tratando de um cidadão que está sendo acusado.

Costa cortou Taques. Quer dizer, no pior bom sentido da coisa. Costa retomou a palavra e retrucou:

- Você é metido a paladino da ética. Deselegante, interrompe minha fala para fazer uma questão de ordem sem começo, meio e fim.

E, então, teimoso como uma mula, tornou a ofender Demósfones, chamando-o de novo de “hipócrita” e “demagogo”.

Reprodução/internet
O presidente Vital, já com o próprio sobrenome em pandarecos, resolveu então liberar Demósfones do depoimento e os parlamentares voltaram a trocar acusações.

- Vossa excelência não me meça pela sua "régua” - disse Taques a Costa.
- A sua régua é menor do que a minha - exibiu-se Costa que, furioso, cheio de apetite como um gato pardo no cio partiu para cima de Taques e colocou o dedo indicador no rosto do colega, que se estava sentado na segunda fila.

Um espetáculo deprimente, já que àquela altura da contenda todos esperavam que Costa fosse enfiar a "régua" no desafeto. Uma balbúrdia mais frustrante até do que deprimente, já que nenhum dos dois acertou um soquinho sequer na cara do outro.

Reprodução/Internet

Ó que pena! Nem um, nem outro conseguiu desferir pelo menos um mísero e corriqueiro pontapé no traseiro, como o pessoal do governo já se acostumou a levar da turma da Fifa.

Foi neste momento solene que o presidente da CPI encerrou a sessão. Os outros pra/lamentares bancaram a turma do deixa-disso para separar os dois, mas a discussão continuou como se os briguentos estivessem em suas próprias casas:

- Não faço parte da sua Chacrinha - rebateu Taques.
- F... Você é um merda - esbravejou Costa.

Se esse F é o galicismo de F comme femme, Costa pode ser processado por preconceito antigay ou coisa que o valha; se, no entanto, se trata do brasileiríssimo F de Fiadaputa, vai dar merda mesmo.

Tudo leva a crer agora que Demósfones pode sair ileso da CPI e que os dois brigões percam o mandato por falta de decoro. Por falta de decoro, ou por absoluta desqualificação e notório despreparo na hora de um ir às fuças do outro.  Ó que pena!