O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de mai. de 2012

Republicanagem

COMISSÃO DE FRENTE
Div/PR
Eis a Comissão de Frente do carnaval da Comissão da Verdade. Aí tem de tudo: raínha da bateria e porta-bandeira, mestre-sala, velha-guarda, puxador de samba-enredo... A partir daí, pode acreditar: é tudo fantasia e alegoria.

ESTUDAR PRA QUÊ?!
O Ministério da Educação descobriu que hoje o Brasil tem a maior taxa de reprovação no Ensino Médio desde 1999. Então é só fazer como no Ensino Fundamental, não reprova ninguém. Essa coisa de saber ler e escrever é besteira. Basta fazer conta de cabeça que qualquer um pode até ser presidente da República.

UM PEGA
Thor, o super-filho de Eike Batista, o super-rico do Brasil da Silva, foi indiciado por homicídio culposo. Ele passou de viagem por um mero portador de uma veloz bicicleta, com quem disputava um pega a 135 km/h.

MARASMO ESPORTIVO
Parece mentira, uma quarta-feira cheia de jogos metidos a clássicos pela Copa do Brasil - pinguela para a Libertadores e até pela própria Taça da América, e a gente vai deitar mais cedo, por absoluta falta de futebol. Palmeiras 2x2 Atlético Paranaenses, ainda teve quatro gols para se curtir, mas não há quem aguente um zero a zero entre Vasco e Corinthians. Dessas duas peladas, salvou-se o golaço de Maicon, o lépido e faceiro atacante que Felipão insiste em deixar na reserva. Foi bonito de se ver, mas nada superou em beleza a cara de artilheiro que o Felipão fez na hora do gol. Parecia até que ele é quem tinha mandado o Maicon fazer aquilo, daquele jeito. Tá, o São Paulo até ganhou de 2x0. Mas foi do Goiás, ora essa!

HOJE SIM
Esta noite sim. Pode separara a pipoca. Tem Fluminense e Boca. Uma boa preliminar para mais um show de Neymar e Ganso. A festa é contra um tal de Vélez Sarsfield que de bom, só tem mesmo a pronúncia do sobrenome.
DE BOA PAZ
Depois de ser ameaçado - em tom de brincadeira - pelo zagueirão de granja argentino Gino Peruzzi, do Vélez Sarsfield, Neymar deu de ombros e disse que não liga para esse tipo de provocação: "Não ligo para essas coisas. Vocês sabem muito bem disso. Deixa ele lá. Vou procurar jogar o meu futebol, como sempre. Eu vou para cima em qualquer lugar. Tendo campo e bola estou dentro". E mais não disse. Vai fazer. Futebol não é guerra e Neymar é de boa paz.

ANO ELEITORAL
Os bancos privados aumentaram as tarifas depois de, pressionados pelas medidas do governo, cortar os juros. Já estava até demorando. Essa banda larga não prega prego sem estopa. O jogo de empurra está virando cabo de guerra ou quebra de braço. Você decide. Logo a primeira-presidenta Dilma vai se lembrar que se trata de um ano eleitoral e que as doações partidárias podem sofrer um didático buléu. Vai ficar tudo por isso mesmo.

PARECE MENTIRA
A Comissão da Verdade que começou mal com Dilma descendo a rampa cercada por Lula, FHC, Sarney e Collor, agora vai de mal a pior. Há membros duros e moles na comissão. Antes mesmo de começar o entra e sai, o vai e vem, o mais sensato seria relaxar e gozar. Em verdade, vos digo: a Comissão da Verdade parece mentira.

SABOR A NADA
E a Comissão Pra/lamentar Mista de Inquérito já mostrou que será a primeira CPMI da história desse país que não vai terminar em pizza. Os envolvidos - de Cachoeira a Demóstenes, de pessoas a políticos, de empresários a agentes públicos - não têm gosto pela coisa. A CPI do Cachoeira não é mista pelo sabor; é mista porque tem ingredientes de todas as camadas políticas e sociais servidas de bandeja. E Dilma, como se sabe, não é Salomé; assim como, também se sabe, ali ninguém tem cabeça para ser João Batista.
Melhor é trocar de asssunto que o governo e o Parlamento têm mais o que fazer. E o STF, é bom não esquecer, tem o mensalão pela frente.

MENSALÃO, O MAIOR
Luiz Erário da Silva anda levando uma em cima da outra. Agora essa história de esvaziar a CPMI do Cachoeira é de matar. Como ninguém está a fim de cumprir a sua ordem de fazer doer a quem doer, Lula já está quase reconhecendo que nuncaantesnahistóriadessepaís houve um escândalo de tamanha proporção e perniciosidade quanto o Mensalão de Ali Babá e os 40 Mensaleiros.

LAVANDERIA CACHOEIRA
O Leão da Receita agora pegou no pé de Carlinhos Cachoeira por sonegação fiscal. Bem feito, quem mando ele não abrir uma lavanderia tipo Instituto para lavar o dinheiro do tráfico de influência e outros bichos?!? Com um instituto desses, a conversa seria outra. E quem sabe até muito bem remunerada.