O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

19 de out. de 2011

TRISTE DEMOCRACIA

Como se sabe, o Partido dos Trabalhadores não é de arregaçar as mangas. Gosta de discurso, de tramóia, de dossiê, mas tem horror de pegar no pesado. Pois, ontem deu preguiça, seus trabalhadores não compareceram à sessão da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, na Câmara. É que a reunião se deu pela manhã. Isso não é hora da companheirada pegar no batente.

Aí, a oposição ficou esperta - não porque trabalhe muito também, mas porque é esperta mesmo e aprovou convites para que o policial militar João Dias Ferreira e o motorista Célio Soares Pereira compareçam à comissão para falar sobre as denúncias feitas contra o ministro do Esporte, Orlando Silva.

A votação foi rápida e rasteira, logo pela manhã, sem que deputados governistas membros da comissão tivessem chegado ao plenário onde se realizava a reunião.

Agora Inês é morta, não há mais o que fazer e o convite está feito. ACM Neto que manobrou o pulo do gato não cabe em si de contente. Já se vê, pelo porte físico do parlamentar baiano, que a alegria nem é tão grande assim. Em todo caso o delator do gerente do Parque de Diversões de Orlando vai botar a boca no trombone lá na grande casa de tolerância nacional.

O soldado João Dias Ferreira - agora todo mundo sabe - comanda duas associações que tiveram convênios com o Ministério do Esporte, denunciados como fraudulentos. Ele dedurou que o ministro Orlando Silva cobrava e cobra propina de contratos com a pasta.

Já o motorista Célio Santos Pereira trabalha com o policial língua-de-trapo e disse à revista Veja que o ministro teria recebido dinheiro em caixas de papelão na garagem do prédio onde funciona a pasta.

Há algumas tristezas nisso tudo. A falcatrua, a propina, os malfeitos, ninguém mais estranha. O triste mesmo é saber que nessa democracia, os que não gostam do governo precisam usar de artimanhas e manobras para poder ouvir dois delatores.

O triste nesse País é que os opositores ainda acham muito bonito o que fizeram só para ver essa gente - de indignados delatores a merecedores delatados - bater com a língua nos dentes. O triste nesse País é ver que os governistas são os que menos se interessam em esclarecer a verdade para livrar a cara de seus próprios ministros; os que menos se interessam em solucionar os problemas; os que menos querem acabar com a corrupção.

O triste nesse País é que, diante disso tudo, a gente já nem se envergonha mais. Mais triste ainda, a gente acha graça. O Brasil inteiro dá risada.