O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

27 de out. de 2011

ESPÓLIO DE LULA NO GOVERNO DILMA

Orlando levou um tempão para ser bola fora no governo. Ele é do tempo de Agnelo Queiroz. Bota nisso aí quase oito anos. E se não fosse o jornalismo investigativo, ninguém saberia de nada, ninguém diria nada, ninguém faria nada. É mais um bamba da orgia que desfalca a herança bendita que Lula deixou para Dilma. Restam ainda no governo da primeira-presidenta do Brasil os que chegaram a tanto pelo dedo de Lula.

Continuam pela Esplanada os companheiros bons e batutas, Guido Mantega, da Fazenda; Gilberto Carvalho, olheiro de Lula no Gabinete da Presidência; Edison Lobão, como homenagem de Lula a Sarney em Minas e Energia;  Alexandre Padilha na Saúde; Carlos Lupi dando Trabalho; Paulo Bernardo à cata do que fazer no Planejamento; Celso Amorim na Defesa; Fernando Haddad na Educação e Izabella Teixeira no Meio Ambiente.

Quando Lula inventou o Brasil para Dilma, emplacou 15 ministros como herança para a sua criatura. A quota está desabando. E a oposição não tem nada a ver com isso. Nem a imprensa. Quem derruba ministro por ministro é o efeito de esperteza em cascata que Lula implantou com o nome de "estratégia de coalizão pela governabilidade". Quando se bota preço nas nas coisas para fazer aliados e influenciar pessoa, é nisso que dá; é desse jeito que a vida despenca.

Embora o fim de ano esteja próximo e mais próximo do que parece o janeiro, mês da reforma ministerial anunciada a boca pequena por Dilma, a bolsa de apostas tem fortes candidatos a tropicões nesse bloco de afilhados de Lula. É um espólio e tanto deixado pelo de cujos. Mas antes, o próximo caicai partilha o inventário antes de "pedir pra sair".