O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

28 de out. de 2011

OS PRESENTES E O PRESENTE

Lula fez aniversário. Esperou sentado por Dilma que, gripada, não pôde cumprir a promessa de que iria cumprimentá-lo pessoalmente. O que há de notícia nisso? Que uma primeira-presidenta também está sujeita a tosse, espirro, secreções respiratórias, enfim, influenzas indesejáveis. E que também pode ser dona de finas ironias.

Não só fez de Gilberto Carvalho seu mensageiro, como o transformou no provável leitor dos dois livros que mandou de mimo para o aniversariante. Saídos de uma bonita caixa em papel de presente, não se tem notícias de que já tenham sido desembrulhados e muito menos de quando serão lidos.

Ah sim, lá estavam os de sempre, menos alguns: além do carteiro, Miriam Belchior, do Planejamento(?); Fernando Haddad, da Educação, aquele que não consegue realizar um Enem sem problema; e os ínclitos governadores Marcelo Déda (PT-SE) e Jaques Wagner (PT-BA); o papagaio do Ministério da Defesa, Zé Genoino; o caríssimo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, grande pagador de obrigações reajustáveis; o conselheiro imprescindível Márcio Thomaz Bastos, e o presidente brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, um conviva paraguaio legítimo.


O anfitrião completou 66 risonhas primaveras, mas isso é o que menos importa. Lula não é nenhum Muammar Kadafi; Lula é eterno.