O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de out. de 2011

MÁS COMPANHIAS
Cai a popularidade de Dilma, mas é ainda a 2ª mais popular da América Latina

Pesquisa encomendada pelo Latinobarómetro mediu a popularidade de governos da região. O mesmo levantamento deixou os dois grandes amigos de Lula, Fidel Castro e Hugo Chávez em último lugar. Fidel pior do que Chávez. Quanto a Dilma, sua aprovação despencou de mais de 80% para 67% desde que fizeram ela trocar a vassoura por um inofensivo espanador. É nisso que dá andar em más companhias.

BLATTER E A DEMISSÃO
A fifa comemorou a saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte. Diz agora que ele era visto como um obstáculo no caminho da Copa. Isso pode soar como um elogio ao ex-ministro que foi saído do ministério para "defender a honra que foi ferida". Pode, mas não soa. Todo mundo sabe que Joseph Blatter já tinha demitido Orlando, quando mandou seu secretário Jerome Valcke falar com Dilma, por que ele mesmo tinha coisas mais importantes para fazer do que conversar a primeira-presidenta do Brasil lá em Bruxelas. Uma semana antes de Dilma decidir que Orlando deveria deixar o Esporte brasileiro em paz, jerome já tinha avisado que não falaria com ele sobre  Copa aqui no Brasil.

BOLA DA VEZ
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que envie ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) o inquérito envolvendo o ex-ministro do Esporte Orlando Silva. Ela é a relatora do processo aberto no STF para apurar as denúncias de desvio de dinheiro do Programa Segundo Tempo, que incentiva a prática de esportes entre crianças e adolescentes de baixa renda - uma boa idéia que os espertos que seguem o regime de máfias implantado no Brasil reduziram a ouro em pó que foi parar no seu próprio bolso.


Gurgel pediu a transferência do processo porque transita no STJ inquérito para investigar denúncias de que Agnelo Queiroz, cometeu irregularidades quando estava à frente do Ministério do Esporte. Agnelo já respondia a esse inquérito no STJ quando as acusações contra Orlando Silva vieram à tona há duas semanas. No inquérito, que está sob relatoria do ministro Cesar Asfor Rocha, há informações de que Agnelo recebeu propina de R$ 256 mil quando era ministro. Mas isso já faz tempo e "não há fato novo", como gostam de absolver-se os culpados oficiais desse País.

MAIS UM ENEM FURADO
Justiça cobra MEC por falha no Enem. Após pedido do Ministério Público anulação do exame, juíz solicitou explicações ao Ministério da Educação, responsável pela prova. O MEC vai ter que se explicar até segunda-feira. Esse Fernando Hadad é mesmo um fiasco. Não conseguiu, no seu tempo de dono do MEC fazer uma prova do Enem que prestasse. Além de "ensinar errado" é um trapalhão. E Lula ainda quer emplacá-lo como prefeito de São Paulo. Os paulistanos merecem.

A MODALIDADE DOS CARTOLAS
Os Jogos Pan-Americanos do México estão acabando. Um Pan é sempre enganador. Não tem nada a ver com os Mundiais e apenas uma boa chance de classificação para os Jogos Olimpicos. Em todo caso, temos 45 medalhas de ouro, 31 de prata e 52 de bronze. Perdemos feio para os Estados Unidos  que vieram aos Jogos com  uma grande dose de equipes reservas. Os norte-americanos têm até agora 85 de ouro, 77 de prata e 57 de bronze. O Brasil, um país com quase 200 milhõies de habitantes, consegue estar atrás de Cuba com menos de 12 milhões de habitantes que ainda não fugiram de lá. Os cubanos contabilizam até hoje 52 ouros, 31 pratas e 41 bronzes. A evolução do esporte no Brasil tem a cara dos seus cartolas, cuja modalidade preferida é o pulo do gato.