O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

17 de out. de 2011

TODO PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME SERÁ EXERCIDO

A pequena, repercussão que o movimento de baixo pra cima anticorrupção está tendo nas redes de TV, nos jornalões e nas revistas, serve apenas para mostrar que a mobilização é muito mais forte do que parece. A repoercussão não é pequena, é tímida. Eles têm medo dos donos de grandes planos de mídia, dos maiores anunciantes do mundo, os governantes da empresas estatais; temem aqueles que são o próprio Estado.

O Movimento Anticorrupção, apartidário e limpo, é movido a webmedia; cresce pelas redes sociais, não precisa de mídia patrãocinada. Dia 15 de Novembro é uma data que, por tradição e apropriação governamental, vem servindo de vitrine para os donos de palanques e proprietários indébitos do Brasil. Este 15 de Novembro será diferente.

Quanto mais políticos e governantes subirem nos palanques, mais parecidos com cadafalsos os palanques serão. Homens, mulheres, jovens, adultos, brasileiros de todas as idades e classes sociais estarão de luto na luta pacífica e ferina contra os corruptos e a corrupção.

Não esperem, no entanto, que o Brasil vá mudar de repente; isso os políticos do PT, seus aliados e opositores donatários de cargos e mandatos públicos já conseguiram. Lula e Zé Dirceu já avisaram que "o Brasil mudou". E os seguidores e opositores disseram amém.

O Brasil só vai mudar quando os partidos políticos deixarem de ser facções que se antecipam à escolha daqueles em que o povo é levado a votar depois compulsoriamente, escolhendo sempre e inevitavelmente entre o ruim e o pior. Esse processo é lento, mas vai bem se for devagar e sempre.

Essa jovem franzina, Izadora Sampaio, mostrou sozinha a sua força cívica. Votou em São José do Rio Preto, isso lá nas eleições de 2006. Sem medo de provocar medo nos senhores dos anéis. Vejam como é lento e longo esse caminho. E como é bonito e forte.

A primeira mudança é acabar com o poder dos caciques dessas tribos de donos do País; acabar com the bosses of all bosses, com i capi de tutti capi dessa máfia que é hoje o Estado brasileiro. Enquanto o processo de seleção estiver com eles, o voto será sempre uma arma apontada contra o eleitor. Enquanto estiver com eles, a democracia que passa pelas urnas é pirataria; é uma falsa democracia.

Esse movimento pode ser vagaroso. Mas devagar e sempre ele devolve aos que se adonaram dos poderes constituídos, dos organismos de defesa do cidadão, do Estado como um todo, o medo que eles precisam voltar a ter do povo.

Dia 15 de Novembro, vista a sua camisa preta, o seu nariz de palhaço e faça a festa da proclamação da República que o brasileiro comum merece. Um dia a gente faz valer o preceito constitucional de que "todo poder emana do povo e em seu nome será exercido".