O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

27 de jul. de 2011

A VEZ DE DILMA USAR O BODE EXPIATÓRIO

Aí, pegaram o PR e seu Transporte de Valores pra peteca. Até parece que não há mais nesse governo nenhum ministério do PT. E, pelo silêncio sepulcral que se faz em torno dele, não há nenhum mistério na quota de ministérios do eterno governante de todos os tempos brasileiros, o intocável PMDB.

No topo do poder antes até dos tempos em que Zé Sarney escalou a rampa que Tancredo Neves subiu em um sarcófago, o PMDB é o governo invísivel do Brasil de Collor, de Itamar, de FHC, de Lula e agora de Dilma.

O partido de Michel temer é o cardeal Richelieu de todas as presidências; é a eminência em que todos os gatos são pardos.

O PMDB, através dos tempos, tem o dom da incolumidade. Essa carcaça intransponível vem de sua própria essência de carteador inveterado que joga cuidadosa e friamente todas as fichas, em cada rodada, em cada lance, em cada aposta. Isso vem de longe, vem de lá quando era ainda uma sigla sem o P de partido; de quando era só MDB e fazia jogo de cena em descarada impudência com a Arena.

Mas a política é dinâmica. Quando os políticos querem; quando os políticos têm vontade política. E quando parece que é assim, assim é: basta procurar para achar.

Agora que o Ministério dos Transportes de Valores do Brasil já está caindo pelas tabelas, já saiu do armário e está ficando fora de moda, a primeira-presidenta Dilma bem que poderia, valendo-se da estratégia de juntar a chave do cofre com um cabra da peste para ter um bode expiatório, mandar prestar bem atenção na turma do PMDB que pegou o osso e não larga no seu governo.

Reprodução
Dilma pode, só para não se indispor com as forças ocultas, fazer da mídia em geral o seu bode expiatório, induzindo os jornalistas investigativos a pautarem os ministérios de seu mais próximo e maior aliado, o partido do seu vice-presidente, Michel Temer. Vejam só esse time de candidatos a bola da vez:

Edison Lobão, das Minas e Energia; Garibaldi Alves, da Previdência; Pedro Novais, do Turismo; Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Wagner Rossi, da Agricultura.

Haverá tanta coisa, tanto barraco, tanto bode para a mídia descobrir, fazer e mostrar que, até as eleições de 2014, não sobrará tempo para espiar os ministérios do PT.