O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

16 de jul. de 2011

EXODO BRASILEIRO

São Paulo e Rio passam a 'exportar' moradores. É o que mostra o IBGE que, no ano passado, mal e mal conseguiu realizar o censo demográfico, pelo difícil acesso a favelas, morros e territórios ocupados por traficantes e bandidagem de toda espécie.

Principais destinos de migrantes entre os anos 60 e 80, Rio e São Paulo registram movimento inverso na última década, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A tendência atual é de permanência ou retorno à cidade de origem. Pelo mesmo levantamento, os gaúchos foram os que mais voltaram para casa com a cola entre as pernas.

O movimento de volta às origens tem razão de ser: violência urbana, falta de oportunidade, trânsito louco, desemprego, escassez de moradia, desamparo na saúde, fome, miséria, insegurança...

Há dois mil anos, no Egito, isso se chamava exodo.

RODAPÉ - O IBGE não diz, mas essas legiões de retirantes são constituídas por aqueles desbravadores que perderam o bom tempo de suas vidas em grandes centros como Rio e São Paulo, sem se filiarem ao partido político de quem governava as cidades que escolheram para viver. Com carteirinha do partido, cavalo não passa encilhado.