Reprodução/Velha ponte Guaíba
Intrigado, ao saber da inauguração da ponte na China que liga Qingdao a Huangdao, o matemático gaúcho Gilberto Flach, fez as contas de chegar entre a ponte chinesa e a do rio Guaíba - que liga Porto Alegre ao porto de Rio Grande, nas beiradas do oceano Atlêntico - e cujo projeto foi aprovado semana passada pelo DNIT, notório organismo do Ministério dos Transportes, do não menos notório Alfredo Nascimento, abençoado por Dilma.
Isso quer dizer que o custo por quilômetro construído na China é R$ 57 mi e o custo aqui no Guaíba é de R$ 400 mi. A ponte chinesa levou quatro anos para ser construída, a previsão para a ponte gaúcha é também de quatro anos.
Reprodução/China
Quer dizer, os governantes só fazem aqui no Brasil negócios da China. Se Alfredo Nascimento fosse ministro dos transportes na China, já estaria na Conchinchina há muito tempo. Passaria a vida a pão e água, quebrando pedra até terminar os trabalhos forçados na obra do PAC chinês que liga a honestidade à primeira porta de cadeia.