O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

5 de jul. de 2011

PONTES, UM NEGÓCIO DA CHINA NO BRASIL.

Reprodução/Velha ponte Guaíba
Intrigado, ao saber da inauguração da ponte na China que liga Qingdao a Huangdao, o matemático gaúcho Gilberto Flach, fez as contas de chegar entre a ponte chinesa e a do rio Guaíba - que liga Porto Alegre ao porto de Rio Grande, nas beiradas do oceano Atlêntico - e cujo projeto foi aprovado semana passada pelo DNIT, notório organismo do Ministério dos Transportes, do não menos notório Alfredo Nascimento, abençoado por Dilma.

A estudo comparativo foi parar nas páginas do jornal Zero Hora:  a ponte de Jiadhou tem 42 quilômetros de extensão e custou R$ 2,4 bilhões. A projeto aprovado para a nova ponte do Guaíba tem 2,9 quilômetros e está orçada em R$ 1,16 bilhões.

Isso quer dizer que o custo por quilômetro construído na China é R$ 57 mi e o custo aqui no Guaíba é de R$ 400 mi. A ponte chinesa levou quatro anos para ser construída, a previsão para a ponte gaúcha é também de quatro anos.
Reprodução/China

Se a ponte gaúcha fosse construída na China, precisaria de apenas 102 dias para ser inaugurada e sairia por R$ 170 milhões. Se, no entanto, Jiadhou fosse uma obra do PAC lá no Rio Grande do Sul, a construção da ponte custaria incalculáveis trilhões de reais e não terminaria nunca.

Quer dizer, os governantes só fazem aqui no Brasil negócios da China. Se Alfredo Nascimento fosse ministro dos transportes na China, já estaria na Conchinchina há muito tempo. Passaria a vida a pão e água, quebrando pedra até terminar os trabalhos forçados na obra do PAC chinês que liga a honestidade à primeira porta de cadeia.