O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

29 de jul. de 2011

A FAXINA É PARA DEBAIXO DO TAPETE

UMA NO CRAVO... Dilma, a suposta faxineira do Ministério dos Transportes de Valores do Brasil, mandou o velho novo ministro Paulo Passos confirmar o novo secretário-executivo da empastelada pasta. Egresso do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), Miguel Masella, de acordo com os olhares do Palácio do Planalto, preenche os requisitos de perfil técnico e ficha limpa exigidos por Dilma na escolha dos novos quadros da área. É piada pronta: para tantas mazelas, mais Masella. Faz sentido.

OUTRA NA FERRADURA!
Reprodução
Em plena crise dos Transportes, promovido a coordenador-geral de Operações Rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marcelino Augusto Rosa é quem comanda serviços milionários do órgão com empresas cuja representante é - surpresa! -
ninguém mais nem menos do que a sua mulher, Sônia Lado Duarte Rosa. 

Marcelino - que responde a processo disciplinar da Controladoria Geral da União (CGU) por suposto favorecimento de empreiteiras - tem ascendência sobre contratos de sua área. Sônia é quem leva e traz documentos e pleitos de algumas das contratadas à sede da autarquia em Brasília.

Sônia é procuradora de um bloco de oito empresas, a maioria responsável pela sinalização de rodovias. Antes de assumir a Coordenação Geral de Operações - no lugar de Luiz Cláudio Varejão, exonerado pela primeira-presidenta Dilma - Marcelino já era macaco velho no cargo e coordenava o setor de Segurança e Engenharia de Trânsito que, por acaso, é responsável pela sinalização horizontal e vertical, entre outras áreas marginais.

Graças a aditivos - apelido de superfaturamento - algumas das parcerias de Sônia conseguiram dobrar o valor de seus contratos nos últimos anos.

Assim é que o novo quadro de Dilma nos Transportes tem tudo para se dar bem na parada: Paulo Passos já era ministro antes de virar ministro; Masella sempre foi de sua confiança; o Casal Denit Marcelino/Sônia é isso que está aí.

Dilma pode estar até de vassoura na mão, mas a varreção é para debaixo do tapete. Ou então a vassoura é apenas para transporte mesmo; para altos voos. No fundo, no fundo, ela está pra lá de certa: em time que está ganhando, não se mexe.