O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

23 de jun. de 2011

SANTOS x PEÑAROL - DO SPICA AO CELULAR

E lá fui eu, de Spica colado na orelha, acompanhar no meu rádio portátil transistorizado o jogo final da Libertadores entre Santos e Peñarol. Nem vi direito, só escutei que os brasileiros tinham trucidado os uruguaios e ficado com a taça - quase tão importante quanto aquela de 1958 quando eles calaram o Maracanã.

Joguei o Spica para o ar e saí vibrando quando o speaker da rádio Mundial narrou aos brados retumbantes:

- Santos 3 x 0! Dois gols de Pelé! Brasil campeão da Libertadores!

Segundos depois, o torcedor ao lado, me devolvia o artefato que era o it da moda, já que naquele ano dourado de 1962, torcedor não jogava radinho na cabeça dos treinadores e ninguém tomava o que era dos outros assim na mão grande, cercado de tanta gente.

Ontem vi no telão do estádio e no meu celular, o Santos repetir com Ganso, Neymar e uma gurizada medonha, o feito de Pelé e seus Mengálvios. O Santos meteu três gols jogando contra o mesmo Peñarol que mostrou a mesma disposição para bater, bater, até levar. Levou do Santos e da torcida ensantecida. Mas o placar foi mais apertado: 2 x 1. É que dois foram a favor e um foi contra. Mas foi só o Santos quem marcou. Pura diabrura da molecada santista.

O efeito, no entanto foi o mesmo. Pelé vibrando, como se fosse ainda 1962. E com um paletó vermelho-Santander que ofuscou a chave da Toyota que foi parar nas mãos de Muricy. Nas imagens, os brados retumbantes:

- Santos campeão! Brasil campeão da Libertadores!

Não joguei meu celular para o alto. Ninguém o devolveria.