O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

9 de jun. de 2011

A CARNE É FRACA, ou GARDEN PARTY AVACALHADO

O embargo à carne brasileira imposto pela Rússia preocupa produtores.

Claro que não se trata de carne humana. Há muito tempo que comunista já não come criancinha. E nem mesmo a Rússia tem comunista mais por lá. O caso é que no país dos camaradas a porcaria tá danada, a franga anda solta e a vaca está indo para o brejo.
Reprodução

Tanto é que a coisa é quase tão séria que os exportadores que sabem tirar o couro descobriram o Ministério da Agricultura e foram até lá discutir o assunto.

Não é nada demais, nada de bom, não há no céu nenhum sinal de Armagedon. Eles apenas têm medo que comecem a acontecer repercussões negativas às vendas brasileiras de carne. Não, não se engane: não se trata desse tipo de carne que você está pensando.

É carne de irracionais, de vaca, de porco, de franga e não tem nada a ver com mercado de escravas, brancas, amarelas ou afro-descendentes. É só carne fresca, às vezes maturada e coisa e tal. Afinal, quem é que não gosta de avacalhar, fazer uma porcaria, ou traçar uma boa franguinha de vez em quando? Por isso, eles estão de olho mesmo é no bolso e não no estômago.

Reprodução
Sabe como é... O prejuizo pode ser uma patada. Outro dia a gente até viu no Globo Rural - aquele programa que dá de 10 no tal de Pesca & Cia. -  o presidente da União Brasileira de Avicultura, Francisco Turra explicando e querendo justificar:

“As entidades e empresas estão angustiadas, é uma situação complicada especialmente para a suinocultura brasileira porque 45% das exportações eram para a Rússia. Nós da carne de frango exportamos 4%, mas o número também é significativo, nem tanto pela perda, mas pela imagem. Houve uma informação generalizada de que havia problema com sanidade".

Viu só, como é? Quando dói na própria carne a turma grita. É só apertar que a pandilha geme.

O ministro da Agricultura ficou tão sensibilizado - sabe-se lá se foi com o programa de TV ou com o berro dos exportadores - que já disse e repetiu que vai cumprir todas as exigências feitas pelo governo russo quanto às questões de defesa sanitária... Epa! Então a carne não é fraca; é porca.
Reprodução
E esse troço de "exigências feitas" quer dizer mesmo o quê? Como assim, "exigências feitas"? Tem sujeira no meio, desconto, comissão?... Sim, sim: comissão, no bom sentido... Comissão pra deliberar, pra ver se resolve. Comissão pra isso, nada mais que isso, pô.

Vai a gente aqui do Sanatório saber... O que se percebe é que o governo brasileiro quer empurrar o problema com a barriga cheia e está pedindo um prazo maior para evitar a suspensão das exportações da nossa carne, marcada para começar agora, no dia 15.

O cantor - ops! - o ministro Wagner Rossi semaforiza que é importante esperar sentado o resultado das auditorias feitas pelo governo brasileiro nas unidades que receberam sinal vermelho dos russos. E ele também não botou no desvio outras motivações para o embargo.

Essas marchas e contramarchas acabam levando à encruzilhada em que a Rússia precisa do Brasil como co-piloto para entrar na rota da Organização Mundial do Comércio. Aí é que entra o ministro-condutor Reginaldo - ops! - Wagner Rossi:

"É muito comum que o mercado internacional, que alega questões sanitárias, tenham um objetivo comercial. De qualquer maneira, nós temos que fazer com que todos os requisitos sejam cumpridos, por todas as empresas que comercializem com os russos" - disse ele, sem tirar os olhos do caminho.

E assim é que, por essas e outras, o Ministério da Agricultura vai enviar uma nova missão à Rússia dentro de duas semanas. Um conhecido voluntário que atende pelo chamamento de Rashid já se candidatou ao posto de chefe da comitiva.

Há controvérsias. Mas a rádio corredor garante que, com ele, a turma começa a lidar melhor com esse tipo de trânsito, como se estivesse viajando por um enorme, um lindo jardim em flor. No fundo, no fundo, isso parece se encaminhar para um costumeiro, grandioso e oportuno garden party.