O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de jun. de 2011

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA RUMO AO DESEMBARGO DA CARNE BRASILEIRA PELA RÚSSIA

Conforme ameaça feita lá pelo início do mês, uma missão técnica do Ministério da Agricultura já está de malas prontas para embarcar rumo a Rússia. O grupo brasileiro já tem sinal verde de Moscou para seguir viagem.

De posse do relatório russo - tipo assim "embarga para desembargar" -  sobre as avaliações a respeito da estrutura física e da inspeção nos 85 frigoríficos brasileiros ameaçados de embargo, a lépida Secretaria de Defesa Agropecuária já concluiu as respostas ao questionamento e já deu ao documento o devido trato na trabalhosa tradução para o idioma dos russos.

Foto: Leilane Alves/Div.
O governo brasileiro torce o nariz para algumas exigências do órgão sanitário russo, como a sintomática necessidade de instalação de pedilúvios na entrada dos frigoríficos. O ministério garante que o setor utiliza lavadores automáticos, ferramenta mais moderna e eficaz do que os pedilúvios para evitar contaminações.

O secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, esperou sentado desde o início das controversas exigências moscovitas e agora já sabe que está na hora da missão desburocratizadora embarcar.

A rádio corredor informa que, para Jardim, o ministério vai bem preparado, pois sabe que nem tudo nessa questão com a Rússia é flor que se cheire.

RODAPÉ - A ouvir-se e levar-se em conta a rádio corredor, Jardim teria motivos de sobra: no ranking dos países sob corrupção, dentre as 145 nações mais corruptas, a Rússia aparece em 90° lugar, com média 2,8 numa escala de zero a 10. Ah sim, o Brasil é o 59° colocado, com grau 3,9 - bem mais sério que a Rússia, mas bem menos que El Salvador, Trinidad Tobago e a Namíbia, por exemplo. Tem razão sim, todo cuidado é pouco. E, afinal, essa versão russa de um dossiê de Odessa, com sinais de sociedade secreta especialista em fazer de embargos rentáveis desembargos,  não pode ser levada assim como um simples garden party.