O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

13 de fev. de 2012

PTrobrás - Cheia de Graça

Graça, a Maria das Graças Foster assumiu hoje, com toda a pompa e circunstância o que já era dela e de seu marido Colin Vaughan Foster há muito tempo: a presidência da Petrobras.

Ela tomou o lugar de Zé Sergio Gabrielli que, como desculpa para o chute nos fundilhos, jura que vai seguir carreira política na Bahia. E que, como se denota aí na foto do clã Stuckert, da Presidência da República, prudentemente não estava na festa.


Participaram da cerimônia de posse da Graça Foster a primeira-amiga-presidenta Dilma; o presidente da Câmara dos Deputados (PT), Marco Maia; o ministro da Fazenda, Guido Mantega e aquele que pensa que é ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Também estiveram no evento empresários e políticos, entre eles o presidente da Vale, Murillo Ferreira; o diretor da Coppe e ex-presidente da Eletrobras, Luiz Pinguelli Rosa; e a senadora Marta Suplicy. Como se vê, muitos políticos e pouquíssimas pessoas. Nota-se também que ninguém falou no marido da empossada.

No ato de sua posse explícita, Graça rezou que possui "gratidão e fidelidade incondicional" à presidenta Dilma Rousseff. Não chegou aos exageros de um Zé Dirceu que se acachorrou um dia para dizer de boca cheia que tinha por Lula uma "fidelidade canina".

Mas, cheia de emoção, a presibrás não esqueceu o nome de Luiz Erário Lula da Silva que foi usado para o grand finale do seu primeiro discurso oficial como, por enquanto, apenas feitora dos feitos da estatal petrolífera. Quando aparecerem os malfeitos, será natural e merecidamente promovida de feitora a malfeitora.

Seu discurso foi breve. Ela fez questão de agradecer a todos aqueles que estiveram ao lado dela em 30 anos de companhia, além de lembrar de Gabrielli no cargo. Por um lapso, ou absoluta conveniência, não agradeceu a convivência e parceria com o marido Colin Vaughn Foster.

Se você não sabe, Colin Vaughan Foster, marido de Graça também Foster, leva a vida que pediu a Deus e por Ele foi atendido dentro da Petrobras.

Nos últimos anos, a C. Foster, empresa por acaso de propriedade de Colin Vaughan Foster, assinou 42 contratos, dos quais 20 deles sem licitação, para fornecer componentes eletrônicos às áreas de tecnologia, exploração e produção a diferentes unidades da mais cobiçada e rica casa do ramo governamental.

Graça, a Maria das Graças Foster, está no lugar que merece. Tem o perfil ideal para participar dessa governança Dilma do terceiro mandato lulático. É a modelo ideal para a pintura do quadro das madonas que a primeira-mulher-presidenta montou com o que Marta Suplicy candidamente chama de "o jeito PT de governar".