O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

23 de fev. de 2012

Justiça, nem quando tardia...

Então, no fim do ano passado um bloco burlesco formado pelo Ministério da Justiça, Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público, sob a batuta da Enasp - Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública - deveria ter entregue até dezembro para julgamento final 143 mil inquéritos - só de homicídios e tentativas de chegar a tanto.
Quê nada. Se promessa é dívida e se, da pendência forem cobrados os juros anuais de 240% que os bancos cobram pelos que estão pendurados no cartão de crédito, esse quarteto de organismos públicos e notórios está individado até os gornes.

O grupo do prometido mutirão de justiça examinou apenas 28 mil processos, dos quais mais de 80% foram arquivados. Sobraram do esforço inaudito para cumprir a promessa tão somente 4.652 inquéritos concluídos. Isso quer dizer gloriosos 3% dos 143 mil iniciais.

E tem gente boa de toga e costas largas por aí que, em dezembro, recebeu de proventos mensais superiores a R$ 400 mil. Afora aquela banda larga do milhão adiantado. Mais do que justo.

Mais que justo pelo menos nesse Brasil da Silva, terra em que operário afortunado, dono de carteira profissional ganha R$ 622 de salário por mês. Só falta agora abrirem inquérito contra esses que não podem nem morrer porque não têm onde cair mortos.

Também se abrirem, vai ser só jogo de cena. Os processos levarão outros tantos anos para serem examinados. E se mostrarem os verdadeiros culpados, serão sumariamente arquivados.