O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

8 de out. de 2009

REPÚBLICA DOS CALAMARES

=Heloisa Helena cogita apoiar Marina Morena - a que se pintou de Verde, nas eleições de 2010. É o jeito de mandar a disputa para o segundo turno. Lá, seja lá quem for, ninguem supera os quase 50% de rejeição de dona Dilma Roucheffe.

=Congresso dos Estados Unidos aceita a transferência de presos de Guantanamo. Como a maioria é cubana, há um misto de medo e revolta entre os prisioneiros que preferem ficar onde estão.

=Em Honduras, Micheletti diz que só renuncia se Zelaya não voltar ao poder. E explicou para a delegação da OEA em Tegicigalpa: "Saímos todos daqui. Não preciso voltar para o Congresso. Vou para casa. Mas, quando Manuel Zelaya propôs mudar a Constituição, ele automaticamente deixou de ser o presidente do país”.

=Dos mais de R$ 2,5 bilhões destinados ao combate da gripe suína, menos da metade foram usados. E, de repente, a onda de gripe virou marolinha. Saiu de pauta. Ninguèm mais fala sobre isso. Nem mesmo quando morre alguém. O assunto já não dá mais holofote.

=Notícia da Agência Brasil - empresa de comunicação do governo: "Pastoral da Terra defende ocupação de fazenda de laranja pelo MST". E elucida: Para a Comissão Pastoral da Terra, "a ação do MST, por mais radical que possa parecer, escancara aos olhos da nação a realidade brasileira. Enquanto milhares de famílias sem terra continuam acampadas Brasil afora, grandes empresas praticam a grilagem e ainda conseguem a cobertura do Poder Público”. Pronto, Lula do Brasil da Silva vai voltar a ser católico.

=Lula do Brasil da Silva diz que "o único problema de Honduras é Micheletti". Não, Não é. Honduras tem mais que um "único problema". Um deles é a transformação da Embaixada do Brasil da Silva em Barraco revolucionário; outro é Hugo Chávez. E, por incrível que pareça ao governo Brasileiro, o principal é Manuel Zelaya.

=E tem mais um problema que o Itamaraty não vê: os empresários hondurenhos pedem Força de Paz em Honduras "sem a presença do Brasil".

=A imprensa estrangeira diz que Roberto Micheletti foi insensível aos argumentos da delegação da OEA. Não diz também que os representantes da OEA foram intransigentes. Micheletti deu a cara para bater: “Nós não temos medo dos Estados Unidos, do Departamento de Estado, do Brasil ou do México, mas temos medo de Mel Zelaya. Temos pânico de Mel Zelaya. Este senhor que pagava aos que cuidavam de seus cavalos e até os alimentos deles, com fundos públicos.”

E apontou a saída: “Se sou eu o obstáculo para o fim da crise, me coloco de lado, mas, sim, exijo que se coloque de lado também este senhor”. Nesse caso, "o senhor" traduzia o tratamento carinhos que Micheletti tem por Zelaya - o Ratinho das TVs de Tegucigalpa.

=É como diz Zelaya, acomodado e comendo do bom e do melhor na Embaixada da Silva, em Tegucigalpa: - Eso es Mia Casa, Mi vida!

=Taí, ó! Quer prova maior que o MST é assim-assim com o governo?!? Passou por cima de mais de 7 mil pés de laranjas e não descascou Dilma Roucheffe, a maior "laranja" de Lula na presidência a partir de 2010.

=Há pesquisas rolando por aí querendo saber por que um candidato precisa ter ficha-limpa. Ora, pelas mesmas razões que qualquer cidadão precisa ter para conseguir um emprego de balconista, jardineiro, médico plantonista, publicitário, recepcionista o escambau. Há exceções: para conseguir uma vaga para vereador, deputado, senador, governador, ministro, assessor especial, presidente da República, não precisa nada disso. Mas, o ideal seria que lhes fosse exigido apresentar, antes de qualquer coisa, sua ficha-corrida.

=Do Site Contas Abertas: "TCU poderá proibir repasses ao MST". Pronto! Arrumou sarna pra se coçar. Não demora nada, a gente vai ler qualquer coisa assim nas manchetes, "TCU fecha as portas".

=Do Congresso em Foco: "Um quarto do Senado pode concorrer a governador". Só um quarto? E a sala, a cozinha, o salão de festas?!? Tinha que ir a casa toda!

=Cruzeiro do Oeste, cidade do Paraná, com pouco mais de 20 mil habitantes - se tantos - recebe proporcionalmente, mais recursos federais do que a capital paulista desde 2008. A média dos benefícios que jorram dos cofres do governo Lula do Brasil da Silva também supera a do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília e do que qualquer cidade do seu mesmo porte no Paraná. Em governos com apoio popular de 80% dos bolsistas que cria isso seria encarado como coisa natural. O único detalhezinho é que Cruzeiro do Oeste tem como seu laborioso prefeito ninguém mais, nem menos, do que Zeca Dirceu, filho do ex-ministro, do ex-deputado, do ex-confidente, ex-guerrilheiro urcubano, ex-guru da facção mais forte do PT, ex-tudo e atual blogueiro Zé Dirceu. Tá explicado. Zequinha é mesmo competente.