O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de ago. de 2009

De Patético a Ridículo

Foto: Wilson Dias/ABr
Suplicy é patético sempre que abre a boca e ridículo sempre que fica de boca fechada no plenário. Depois de, na véspera, arranhar a cara de pau de Sarney que queria falar de Euclides da Cunha e não das 11 acusações de bandoleiragem que foram colocadas por Paulo CaDuque no lixo da política - isso é pelonasmo - o senador paulistano-quatrocentão resolveu aparecer de vez: mostrou um cartão vermelho para o impassível presidente da maior Casa de tolerância nacional.

Conseguiu o que queria: irritar Sarney e aparecer na mídia. De noite estava em todas as TVs; hoje, na fornada matinal de todos os jornalões do país e em suas respectivas versões virtuais. Antes de gozar os efeitos de sua genial iniciativa Supla-partidária, de patético passou a ridículo: o senador Heráclito Fortes, em sua roupagem de demo, em pleno e explícito ato público pediu aparte e tacou um beliscão no ego do arremedo de árbitro senatorial:

- Vossa excelência mostrará também esse cartão vermelho para o presidente Lula?!?

O ex-garoto propaganda de Marta - a Gozadora, mais do que revelar o lobo que se abriga na costumeira pele de cordeiro, assumiu a sua terceira personalidade: o velho lutador de boxe. Deu um soco na mesa - que não reagiu. Logo "expulsou" Heráclito mostrando-lhe também o cartão vermelho. Heráclito desdenhou do gesto:

- Vossa excelência devia guardar esse cartão vermelho para apontar para o presidente Lula, que é o responsável por essa crise toda. E vossa excelência não teve coragem de lhe apontar o cartão vermelho.

Suplicy então retirou seu time de campo. Não sem antes posar uma vez mais, com o cartão vermelho em riste, para os fotógrafos que tinham perdido o seu grande lance.