O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de ago. de 2009

RECEITA, FERRAMENTA DA DITABRANDA

Os técnicos de notória competência estão saindo aos borbotões de suas diretorias na Receita Federal. Os portadores de carteirinha do partido e seus aliados estão pululando para entrar pela janela da casa do Leão.

Assim é que o governo Lula invade a área da Fiscalização e fica de dono e senhor de uma das mais poderosas ferramentas de controle da sociedade. Quero ver agora, um capitão da indústria ou até um simples empresário de fundo de quintal, manifestar-se contra o governo e seus dignos representantes. Vai levar ferro na hora e por muito tempo.

Só para que se tenha uma idéia da crise que se instalou na Receita e que Lula e seus fiéis seguidores desmentem e minimizam, pediram exoneração, porque não gostaram da demissão de Lina Vieira e o que ela representa para a isenção profissional do organismo: o subsecretário de Fiscalização, superintendentes de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. O superintendente-adjunto do Rio de Janeiro. Os coordenadores-gerais de Cooperação Fiscal e Integração; de Contencioso Administrativo e Judicial; de Tributação; de Estudos, Previsão e Análise; e de Fiscalização.

Nuncanessepaís se tinha visto uma rebelião assim na Receita. Mas eles não gostaram também da demissão da chefe de gabinete de Lina , muito menos, de sofrerem cada vez mais a ingerência política na Receita. Querem uma Receita Federal técnica e competente, a ponto de denunciar desvios como aquele da PTrobras que, ao tempo em que fazia a farra dos seus proprietários, dilapidava os cofres públicos enchendo as burras partidárias e amparando palanques eleitorais.

A Receita hoje está a um bom passo da bagunça. Logo servirá como instrumento de pressão política e eleitoral para quem se deixou corromper definitivamente pelo poder. Mais uma ferramenta da ditabranda que vem se instalando paulatinamente no Brasil.

Esse atual secretário que se cuide. Vai ser apenas massa de manobra para deixar o campo limpo para o jogo pesado que Lula já reservou para Antônio Palocci, caso amanhã ele escape de ser réu no STF pela devassa que fez na vida do caseiro Francenildo que teve a ousadia de dizer que viu Palocci muitas e muitas vezes na Casa do Lobby e das farras, em Brasília.

Lula só espera por este desfecho para ver o que faz com seu amigo, companheiro e conselheiro, desde os tempos em que ele era prefeito em Ribeirão Preto, quando já se lixava para o que desse e viesse. Pode ser até que Palocci entre na vaga de dona Dilma Rouchefe que está saindo de cena, de fininho. Antes mesmo até que provasse ter condições de ser uma simples Mãe do PAC.