O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

26 de ago. de 2009

BOLA GENÉRICA

GRÊMIO NO DIVÃ
Moisés Pereira

Um assunto que é recorrente no noticiário esportivo gaúcho está também chegando às redações do centro do país. Afinal qual é a razão que impede o Grêmio de obter vitórias em jogos quando joga como visitante neste campeonato brasileiro? Ouve-se diagnósticos os mais variados tanto intra-muros no estádio Olímpico como externamente na mídia e na torcida.

Entre tantas teses tem-se falado muito em problemas psicológicos. Sinceramente não penso que seja esta a razão. Invertendo a questão, seria psicológico o motivo de os adversários do Grêmio não ganharem no Estádio Olímpico.

Recorro à estatística, embora tenha restrições em relação aos números para explicar as incidências do futebol. Até porque a estatística - como dizia Leon Eliachar - é que nem biquíni , mostra tudo e esconde o essencial.

Mas a soberana realidade registra que a prevalência de vitórias dos times quando jogam em seu estádio é definitiva no futebol brasileiro em todos os campeonatos e também em outros países, incluindo as competições internacionais. São muitos os fatores que determinam a vantagem dos times locais, ambiente, pressão da torcida, viagem, adaptação ao campo, postura do adversário, estratégia e disposição tática diferente daquela praticada em casa etc.

Assisti à maioria dos jogos do Grêmio como visitante, pela televisão, e até ao melhor deles - ao vivo - no estádio Palestra Itália em São Paulo.

O Grêmio perdeu quando jogava desfalcado na Copa Libertadores, quando teve jogadores expulsos em duas vezes, pelo menos, por erro de arbitragem e perdeu principalmente porque foi inferior animicamente e tecnicamente em outras oportunidades. Aliás, perdeu até quando jogou melhor que o adversário.

Enfim foram derrotas que o futebol explica por si só e procurar razões fora dele é mais um derivativo desses que a mídia estimula para gerar assunto e ocupar os consagrados espaços dedicados ao esporte nos nossos meios de comunicação.

O Grêmio vai voltar a ganhar logo fora de casa. Pode ser contra o Botafogo no próximo domingo. E aí será a grande notícia que sepultará a polêmica. “Porque o Grêmio não ganha fora de casa”?