O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

21 de ago. de 2009

A PEDRA

Então, agora que já está sentando a poeira, vamos ter calma com o andor que o santo é de barro. É bom pra todo mundo - até para o PT menos conspurcado pelo poder - esse sentimento de derrota que a gente percebe em Lula porque, mais do que perder Marina Morena, perdeu o espaço solto que tinha reservado para fazer da desnaturada Mãe do PAC a primeira grande dona do Brasil.

É bom saber que, de vez em quando, Lula fica sabendo o que é bom pra tosse. Marina não vai ganhar as eleições, quando muito chegará a pau e corda aos 10/12% que Heloísa Helena conseguiu outros dias de triste lembrança por aí.

O grande efeito Marina Morena é que ela vai levar a decisão do pleito de 2010 para o segundo turno. E, como não rouba voto nenhum de democratas ou tucanos, pode estar preparando o cadafalso para dona Roucheffe da Casa civil e promovendo uma disputa - é isso mesmo que se diz - entre um Zé Serra - que ainda nem se confessou candidato - ou Aécio Neves e um Ciro Gomes desses qualquer.

O estrago que Marina Morena fez ao se pintar de verde - ainda que não declaradamente - remete Lula a resguardadas elucubrações: a primeira, esperar pela absolvição de Palocci e trocá-lo, sem qualquer cerimônia, por Dilma; a segunda, descartar os dois e engolir Henrique Meirelles, o Mago das Finanças como o sorriso mais bonito para o cargo de presidente da República.

Então, vamos com calma. Menos. Bem menos do que os foguetes que andam espoucando os eufóricos formadores de opinião que já cansaram da arrogância de Lula, suas Dilmas e suas Rouchefes. Marina não passa disso: uma pedra inesperada na caminhada de Dilma, o Lula de novo.

Lula não é santo nem freira e já nem mais é aquele católico da Teologia da Libertação. Marina é evangélica e tem um tremendo ambiente no cenário político.