O medo

TENHA MEDO DO QUE O GOVERNO PODE FAZER COM VOCÊ. NO BRASIL GOVERNAR É SATISFAZER NECESSIDADES FISIOLÓGICAS.

30 de ago. de 2009

BOLA GENÉRICA

Memória do Futebol
Moisés Preira

Fui assistir ontem ao Documentário do torcedor e cineasta José Carlos Asbeg – 1958 o ano em que o mundo descobriu o Brasil. O filme reaviva a memória da conquista do primeiro título mundial da seleção brasileira de futebol em 1958 na Suécia.

Lembro que acompanhei esta Copa como as de 50 e 54 pelas ondas do rádio e ainda jovem tinha o sentimento da frustração dos jogos contra o Uruguai em 50 e contra a Hungria em 54 na Suíça. Mas, desta vez o Brasil foi vencendo obstáculos durante a competição e encontrando um time que se consagraria finalmente campeão do mundo.
O excelente documentário de Asbeg recupera esta conquista e destaca o primeiro grande momento do futebol brasileiro que surgia para ser o melhor do mundo pelo menos em matéria prima embora carente de organização .

Depoimentos de dezenas de ex jogadores, jornalistas e torcedores de sete países ilustram a obra como testemunhas viva s de uma vitória marcante e memorável que estabelece a descoberta da preciosidade do nosso futebol.

Nelson Rodrigues, cronista, escritor e dramaturgo criou a imagem de complexo de vira latas para representar nosso subdesenvolvimento nas decisões anteriores. E no jogo final quando a Suécia marcava o primeiro gol os fantasmas pareciam reaparecer. Foi quando Didi, o príncipe etíope, pegou a bola no fundo da rede e caminhou até a nova saída conversando com Garrincha, Pelé, Vavá, Zito e Djalma Santos. E a virada aconteceu com o sonoro 5 x 2 consagrando Garrincha, Pelé com 17 anos assombrando o mundo, Djalma Santos que em apenas um jogo foi escolhido o lateral da Copa e Didi o melhor jogador da competição.
Os depoimentos de lendários ex jogadores europeus como Fontaine, venerando a virtuose daqueles craques e a nar-ração de locutores como Pedro Luis, e Jorge Curi, além de comentários de Luis Mendes também dão um toque de saudade e emoção a quem viveu essa época.

É sem dúvida uma obra imperdível que alem de retratar a melhor seleção brasileira de todos os tempos presta uma justa homenagem a uma seleção que mostrou o Brasil ao mundo e que descobriu Pele o Rei jamais desbancado de seu trono. Em Porto Alegre o documentário está em exibição no Cine Bancários na R. General Câmara. Vale a pena conferir.